PIAUÍ TEM AUMENTO DA CRIMINALIDADE EM 2016

Secretário diz que dados só podem ser analisados no fim do ano. (Foto: Jailson Soares | PolíticaDinâmica.com)

por Francicleiton Cardoso e Viviane Menegazzo 

A Secretaria de Segurança do Estado do Piauí divulgou na última terça-feira (13) o Relatório Preliminar de Indicadores de Criminalidade no Estado, com uma comparação entre os meses de janeiro a agosto de 2015 e 2016. Embora os dados apontados pela secretaria sejam de diminuição de crimes no mês de agosto, no total o número é diferente.

Se comparados, os totais acumulados entre os dois anos até o mês de agosto, mostram que 2016 tem sido mais violento que 2015. As ocorrências de roubo em Teresina, por exemplo, foram registrados com acréscimo de 1317 casos até agosto, se comparados os dois anos. Nos oito primeiros meses do ano, apenas o primeiro teve um número menor de roubos do que no ano passado.

Total de ocorrências de Crimes Violentos só caiu em agosto deste ano em relação ao ano passado. (Foto: Divulgação / Secretaria de Segurança)

Além de roubo, as categorias de roubos de veículos em Teresina, crimes violentos na capital e no interior tiveram um aumento no total acumulado dos primeiros meses deste ano. O secretário de Segurança, Fábio Abreu, contesta que os dados sejam pessimistas. Para ele, não se pode falar dos totais acumulados até o fim do ano, já que os dados podem cair com a diminuição da criminalidade até dezembro. Mas o fato é que, até agora, os crimes continuam acontecendo em números superiores aos do ano passado.

Fábio também argumenta que a redução dos crimes do ano de 2014 para 2015 é impossível de ser superada este ano e que, por isso, os dados voltaram a crescer. “Nós tivemos uma redução alta de 2014 para 2015, que é difícil superar”, afirmou o secretário. 

Comente aqui