Piauí é o 16º do Brasil em Transparência

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

A transparência do Estado ainda não é das melhores. Na avaliação feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) para a criação do índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros, o Piauí ficou em 16º lugar, com nota 6,67. Mesmo com avaliação não muito boa, o Estado está à frente do Rio de Janeiro, que teve nota de 3,33; e do Maranhão, que ficou 2,22. No Nordeste, o Piauí fica na sétima posição, entre os estados da Paraíba (7,78) e Maranhão. 

No Nordeste, o Piauí fica na sétima posição, entre os estados da Paraíba (7,78) e Maranhão. (Font: CGU)

Segundo a escala, os estados do Ceará e de São Paulo são os mais transparentes do país, ambos com nota máxima. Eles são seguidos do Paraná, de Sergipe, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com notas 9,72; 9,31; 9,17 e 9,17, respectivamente. Em contrapartida, Amapá e Rio Grande do Norte figuram no final da lista com notas zero.

O Governo de Wellinton Dias ainda pode ser mais trnsparente, mas depende da reforma administrativa (foto: Marcos Melo / PoliticaDinamica.com)

Os entes que tiraram nota baixa e tiverem dificuldades na implementação da Lei de Acesso podem entrar em contato com a Controladoria para pedir auxílio ao órgão pelo Programa Brasil Transparente.

Para definir o índice, a GCU fez a seleção aleatória dos municípios, incluindo todas as capitais. Nesse levantamento, foi verificado o atendimento à Lei de Acesso à Informação somente por parte dos executivos estaduais e municipais. As câmaras e assembleias bem como os judiciários locais não formam alvo do estudo.

Comente aqui