PETISTAS DO PIAUÍ REPERCUTEM IDA DE LULA À CURITIBA PARA DEPOR NA LAVA JATO

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

O ex-presidente Lula chegou a Curitiba por volta das 10h desta quarta-feira (10) para prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro, marcado para começar às 14h. Lula será interrogado na ação da Operação Lava Jato sobre a suposta doação de um tríplex no Guarujá, litoral do estado de São Paulo, que teria sido feita pela construtora OAS ao ex-presidente. Este é o primeiro depoimento de Lula ao juiz Moro e na condição de réu da Lava Jato.

Ao Política Dinâmica, petistas piauienses comentaram o depoimento de Lula e a conjuntura política no país. Eles defendem que a questão se trata de um jogo político para validar a permanência do presidente Michel Temer e a inelegibilidade de Lula, o que eles classificam como golpe.

ASSIS CARVALHO

Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com

“Nós estamos na Comissão da Previdência, o líder [da oposição na Câmara] nos orientou que nós não podíamos sair daqui ontem e hoje. Estou de coração na mão, doido para estar lá, mas a outra missão me convocou para ficar aqui em Brasília. (...) [O depoimento hoje] É um jogo político, onde você tem um golpe que precisa se consolidar. Eles estão procurando alternativas de transformar o Lula em inelegível, apenas isso. Se fosse em um país democrático isso não estava nem acontecendo, esse show pirotécnico em Curitiba provocado pelo Moro”.

REGINA SOUSA

Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com

A senadora se manifestou por meio das redes sociais:

“Em Curitiba para apoiar Lula. Antes que perguntem, vai ser descontado do salário, sim! É nós por ele e ele por nós. O Brasil está em marcha ré, fechar instituições como o Instituto Lula e pedir a cassação do registro de um partido político em pleno século XXI, eu juro que não esperava ver mais. A argumentação do juiz, assim mesmo minúsculo, é pra rir ou pra chorar. Que tal fechar o Jaburu, ali se deram negociações tremendas, já reveladas pelos delatores. Podem fechar minha casa também, lá aconteceram muitas reuniões do PT”.

DUDU

Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com

“É emocionante do ponto de vista da mobilização, isso mostra que não só petistas, [pessoas] de outros partidos, de outros países, militantes da América Latina como um todo vendo essa cruel perseguição do Judiciário. (...) Ontem, véspera do depoimento, a Justiça Federal de Brasília mandou lacrar o Instituto Lula, constituído desde 1991. Numa forma de você desestabilizar e criar mais fatos negativos se manda lacrar um instituto [que fica] em São Paulo. O povo começa a perceber que há uma ditadura do Judiciário”.

DEOLINDO MOURA

Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com

“Eu queria muito poder ter ido pra lá [Curitiba] prestar minha solidariedade ao presidente Lula nesse momento tão difícil, de tantas acusações sem provas cabais. O povo brasileiro como um todo já começa a clarear da perseguição que a grande mídia faz, sobre a forma seletiva que esse juiz tenta julgar o Partido dos Trabalhadores. Um juiz não joga, apita o jogo. Nesse caso infelizmente uma parte do Judiciário está buscando jogar de fato. Jogar pra plateia, jogar para um torcida e jogar no jogo político. Isso tem sido um grande problema em todo esse julgamento midiático que está sendo colocado”.

Comente aqui