Pesquisa revela que 82% acreditam que a crise está na política

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Segundo pesquisa realizada pela Expertise, para complementação do painel #brasilsemfiltro, 82% dos entrevistados acreditam que o problema da crise moral e ética do país está na política. Para 62% das pessoas, a crise está nas instituições públicas. Além disso, 61% entendem que ela também é muito intensa na nossa sociedade, como um todo.

Nas instituições privadas, 38% consideram a crise moral e ética presente muita intensa e 60% consideram a intensidade média ou baixa. Os números das instituições privadas são muito semelhantes aos das ONGs, em que 36% afirmam que a crise moral e ética tem muita intensidade e 59% média ou baixa intensidade, respectivamente. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pp.

Sobre o cenário geral das crises, 72% dos entrevistados acreditam que o país piorou nos últimos dez anos e 33% dizem que o momento lhes deixa preocupados. Além disso, 22% se disseram decepcionados diante da crise.

Gravidade

A crise econômica foi entre os pesquisados, aquela que mais se destacou como impactante no cotidiano. 44% dos entrevistados disseram ser essa a crise mais grave do Brasil. Além disso, 60% garantiu que a crise econômica afetou muito o seu dia-a-dia.

A crise política foi a segunda na avaliação de gravidade; e 23% disseram ser ela a crise mais grave vivida neste momento pelo país. Outros 16% deram ênfase à crise dos Recursos Naturais, enquanto 1% disse não haver crise nenhuma no país.

O raio-x de como os internautas brasileiros enxergam as crises do país ouviu 1.477 pessoas em um levantamento de dados feito pelo Opinion Box, plataforma de pesquisa digital. Exatas 498 cidades de todos os estados da Federação participaram da pesquisa, que aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro.

Comente aqui