PESQUISA PARA GOVERNO DO PIAUÍ

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) lidera a corrida ao Governo do Piauí com mais do dobro do percentual das intenções de votos do segundo nome que aparece numa pesquisa do Instituto Opinar realizada nos dias 16 a 18 de julho de 2021 em todo Estado.

Na pesquisa estimulada foi perguntado ao eleitor em quem votaria nas eleições do próximo ano, tendo Ciro Nogueira aparecido com 33,46% das intenções de votos no primeiro turno, contra 15,99% dos que preferem votar em Silvio Mendes (PSDB). Os números dos que não sabem ou preferem não responder à pesquisa estimulada somaram 14,79%.

Já num segundo pelotão, aparece como terceiro nome com intenção de votos o ex-senador João Vicente Claudino (PTB) com 11,37%; seguido por Rafael Fonteles (PT) com 6,01%; e por último aparece o nome da deputada Iracema Portela (PP) com 5,73% dos entrevistados. Rafael é o candidato que será apoiado pelo atual governador do Piauí, Wellington Dias (PT).

OPOSIÇÃO UNIDA É MAIS FORTE QUE GOVERNO

Vale lembrar que, recentemente, os pré-candidatos Ciro Nogueira e Silvio Mendes se reuniram com outras lideranças de seus partidos e definiram que vão marchar juntos nas eleições de 2022, o que aumenta ainda mais a distância deles em relação ao outro pré-candidato citado na pesquisa. Além de PP e PSDB, o ex-senador João Vicente Claudino também já declarou que deve apoiar a candidatura de Ciro Nogueira ao governo do Piauí, possivelmente, com uma vaga na disputa ao senado. Já sobre o nome da deputada Iracema Portella, que aparece citada por 5,73% dos entrevistados, nem se precisa comentar que ela estará com ex-marido Ciro. Com isso, somado as intenções de votos desses pré-candidatos citados na pesquisa, a chapa que deve ser liderada pelo senador Ciro Nogueira nas eleições de 2022 somaria 66,55% das intenções de votos, vencendo até mesmo num primeiro turno.  

ELEITORES APOSTAM EM VITÓRIA DE CIRO

A pesquisa também fez aos entrevistados a seguinte pergunta: “Independente do candidato para Governador do Piauí que você votar, quem você acha que realmente vai ganhar?”

Quando esse questionamento, 37,99% dos entrevistados disseram acreditar que Ciro Nogueira vai vencer as eleições para Governador; já 23,11% apostam numa vitória de Silvio Mendes; outros 7,76% apostam no nome de João Vicente Claudino; para 4,44% dos entrevistados o pré-candidato Rafael Fonteles é quem vai vencer a eleição; mas para 3,51% a vitória seria da deputada Iracema Portella. Outros 23,11% disseram que não sabem ou preferem não opinar.

O levantamento do Instituto de Pesquisa Opinar foi realizado entre os dias 16 a 18 de julho de 2021 e ouviu 1.082 eleitores em 60 municípios de todo o Piauí. Tendo como contratante o Partido Progressista (PP).

Comente aqui