PERDIDO E TENTANDO DIVIDIR CULPA

A pandemia está aí há mais de um ano. Depois de uma campanha inteira aglomerando e dizendo que saberia o que fazer quando se tornasse prefeito, o Doutor Pessoa (MDB) ainda não sabe. O Jornal Meio Norte de hoje (08) traz em sua a capa a manchete de 100% de ocupação dos leitos de UTI Covid na capital e Teresina se vê à beira do colapso, não apenas de saúde, mas também administrativo.

Cada vez menos confortável na cabeceira: Pessoa dá sinais de que não aguenta a pressão que um prefeito enfrenta num momento difícil de sua gestão (foto: Romulo Piauilino | ASCOM PMT)

Surgiu a ideia de que haja cortes de gastos em secretarias municipais para redirecionar esse dinheiro para o combate à pandemia. O prefeito não disse o quanto falta pro custeio mensal. Ou semanal. Ou o que quer que seja. O secretário de finanças também não falou a respeito de números exatos.

Há sinais de que Pessoa não está aguentando a pressão do cargo. Geralmente, na cabeceira da mesa em que despacha com o secretariado, encontra-se a seu lado o vice-prefeito Robert Rios (PSB), que manda de fato no Palácio da Cidade. Hoje, Robert foi mais pro lado. Do outro, Pessoa colocou o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, presidente municipal do MDB.

Significa bastante.

Nas últimas semanas, os discursos de campanha, o negacionismo dentro da PMT e o vislumbre até das eleições de 2022 tirou completamente o foco administrativo da gestão de Pessoa. Sem saber o que fazer toda manhã, Pessoa procura orientação em Robert, que por sua vez, enterrado em picuinhas de redes sociais, gera crises desnecessárias. Com fornecedores, com secretários, com vereadores.

Secretários foram à uma reunião com o prefeito e saíram de lá sem saber o que deverá ser feito do ponto de vista de metas específicas: estão perdidos dentro do Palácio da Cidade (foto: Romulo Piauilino | ASCOM PMT)

A convocação de Jeová Alencar para a reunião foi um passo para tentar contornar o problema que ganhou proporções preocupantes. Foi um aceno à base legislativa da PMT sob a qual Jeová tem ascendência absoluta.

No último sábado, centenas de idosos com mais de 82 anos sofreram em filas intermináveis de vacinação. Um prefeito, médico, idoso, não conseguiu fazer o mínimo por outros idosos: atendê-los com dignidade.

REDIRECIONANDO VALORES

Como não planejou até aqui como seguir o combate à pandemia na rede municipal, Doutor Pessoa agora vai ter que apertar mais os cintos da Prefeitura. Ele solicitou a secretários que façam cortes nos mais diversos orçamentos para que o Município direcione o valor economizado para a Sáude.

“Entendo que o momento pelo qual passa a cidade é delicado e que façam um esforço para que atinjam, no mínimo, 10% de economia com relação as despesas das pastas. É necessário ter sensibilidade e respeito para com os teresinenses devido ao momento delicado na qual passa a sociedade, por isso, peço um esforço de vocês na contenção de gastos. E, claro, de alguma forma, prestigiarmos aqueles que estão na linha de frente no combate ao vírus”, afirmou o prefeito.

Comente aqui