PEDIDO DE VISTAS ADIA JULGAMENTO DE WELLINGTON SOBRE ALGODÕES

Relator entendeu que Wellington Dias não teve culpa pelas mortes (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

por Lídia Brito

O pedido de vista do ministro Mauro Campbell interrompeu o julgamento no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), do processo que acusa o governador Wellington Dias (PT), de homicídio culposo (quando não há a intensão de matar) na tragédia da barragem de Algodões. O acidente ocorreu em 2009 e levou a morte de nove pessoas.

Durante o julgamento, o relator da ação, ministro Raul Araújo, considerou Wellington inocente. Segundo o relator, não houve imprudência por parte de Wellington já que o governo tomou medidas para retirar as famílias. O retorno teria ocorrido por laudo dos engenheiros da obra.

IMPRUDÊNCIA

Conforme a acusação apresentada pelo Ministério Público, o governador teria agido de forma “imprudente”. A autorização do retorno dos moradores, retirados da área depois que laudo técnico ter apontado o risco de rompimento por falhas estruturais da barragem, é para o MP indícios de omissão.

No julgamento, a defesa sustentou que o governador nunca ordenara o retorno dos moradores após a evacuação do local. Segundo a defesa, Wellington Dias não participou de reunião que teria atestado a segurança da barragem, dias antes do rompimento.

O relator da ação penal no STJ, ministro Raul Araújo, destacou as medidas tomadas pelo governo do Piauí. Para ele, isso mostra o esforço para retirar os moradores das áreas de risco e para tentar reforçar a estrutura da barragem, na tentativa de evitar o rompimento.

Para o relator, “não se constata falta de prudência” do governador, conforme denúncia do Ministério Público. Raul Araújo votou pela “absolvição sumária” de Wellington Dias.

Fonte: STJ

Comente aqui