PEC DE MARGARETE PREVÊ PERMUTA DE JUÍZES

CONFORME PROPOSTA DA DEPUTADA, FICARÁ PERMITIDA A PERMUTA ENTRE MAGISTRADOS NO ÂMBITO DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA DE TODOS OS ESTADOS

09/10/2019 17:35 - Atualizado em 09/10/2019 17:52

Proposta de Margarete já começou a tramitar na Câmara (Foto: Divulgação/Assessoria)

A deputada federal piauiense Margarete Coelho (Progressistas) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 162/2019) para permitir a permuta entre juízes de direito no âmbito de Tribunais de Justiça de diferentes unidades da Federação.

Ela explica que esse tipo de permuta já é permitido para juízes federais e juízes do trabalho. "O direito de movimentação já acontece no âmbito de Tribunais de Justiça de diferentes unidades da federação. A permuta de juízes vinculados a tribunais diversos não é proibida pela Constituição. Tampouco podemos dizer que é direito exclusivo de juiz federal", disse.

A PEC modifica o artigo 93 da Constituição Federal e permite a remoção a pedido ou permuta de magistrados de comarca de entrância iguais. Com o novo texto será possível, inclusive, a troca entre os juízes de direito vinculados aos Tribunais de Justiça de outros estados.

Alteração na Constituição é um pedido antigo de juízes (Foto: Divulgação/Assessoria)

"Essa é uma reivindicação antiga dos juízes estaduais. Além disso, o caráter nacional do Poder Judiciário já foi reconhecido por órgãos como Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF)", acrescentou a deputada.

A Proposta de Emenda à Constituição apresentada pela parlamentar piauiense segue agora para a análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Fonte: Assessoria Margarete

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
VEREADOR DESTINA R$ 304 MIL PARA SAÚDE
VEREADOR DESTINA R$ 304 MIL PARA SAÚDE
MP DISPENSA ESCOLAS DO CUMPRIMENTO DOS 200 DIAS LETIVOS
MP DISPENSA ESCOLAS DO CUMPRIMENTO DOS 200 DIAS LETIVOS
PP VAI STF PARA SUSPENDER PRAZO DE FILIAÇÕES
PP VAI STF PARA SUSPENDER PRAZO DE FILIAÇÕES
CIRO PUBLICA ARTIGO E DIZ QUE ADIAR ELEIÇÃO É ATO HUMANITÁRIO
CIRO PUBLICA ARTIGO E DIZ QUE ADIAR ELEIÇÃO É ATO HUMANITÁRIO