PDT QUER FILIAÇÃO DE JOÃO VICENTE CLAUDINO

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) vive um processo de restruturação no Piauí e já planeja os rumos para as eleições municipais de 2024. O presidente estadual do partido, vereador Evandro Hidd (PDT), destacou que fez o convite para uma grande liderança política do estado ingressar na sigla, trata-se do ex-senador e empresário João Vicente Claudino. Hidd destacou ainda que a meta pra 2024 é eleger pelo menos 10 prefeitos no estado e cerca de 30 vereadores nas próximas eleições. 

“Na última sexta-feira (10) tivemos uma conversa bastante proveitosa, fizemos o convite ao senador (ex-senador João Vicente) e agora estamos aguardando o retorno dele com seu posicionamento. Foi uma conversa bastante animadora, positiva, acredito que se vier, vem a somar. O senador, que já esteve por oito anos no senado Federal sem nada que macule sua imagem, então, é um nome que soma muito ao PDT”, reforçou Evandro Hidd.   

Questionado se João Vicente vem para ser candidato à Prefeito de Teresina, o presidente Evandro desconversa. “Não foi tratado nada a respeito disso”, ressalta. O presidente, também, destacou que a chegada de João Vicente não ofusca uma possível pré-candidatura do vereador Enzo Samuel ao Executivo municipal. “Não, primeiro o partido tem definição que vai ter candidato próprio. Isso é certo, que vai ter candidato próprio, agora, se vai se A, B, C, Alan, Evandro, Enzo, João, Pedro ou José, isso só vamos definir em 2024. Mas, nos vamos ter um candidato próprio que trabalhe as ideias e projetos do partido, o nosso PDT”, reforçou Evandro.  


FEDERAÇÃO DO PDT COM PSB E SOLIDARIEDDE 

Sobre a possibilidade da Federação entre os partidos PDT, PSB e Solidariedade, o presidente estadual disse que não tem nada definido. “Na quinta-feira passada (9) estive com o ministro Lupi (presidente nacional do PDT), mas não tem nada definido. A própria executiva nacional do PDT nunca sentou-se para tratar disso, tem conversas? Tem, a princípio, há uma possibilidade grande do PDT, PSB e solidariedade formarem um bloco na Câmera, isso tá até mais bem adiantado, e num momento oportuno será discutido a formação de uma federação.  Porém, o PDT em si já tem muitas conversas, muitas informações, mas nada que diga que vai haver a federação ou não”, explicou Evandro Hidd.  

Presidente Evandro Hidd acredita na revitalização do partido nas eleições de 2024 (foto: Jailson Soares/ PD)

Ainda segundo o presidente estadual, o momento é de aguardar o desenrolar da questão a nível nacional para depois discutir como ficará a situação nos Estados.  Questionado se a Federação interessa ao PDT do Piauí, tendo em vista que o PSB e Solidariedade integram a base do governador Rafael Fonteles (PT), o vereador diz que não há como avaliar a situação. “Não tem nem como avaliar sem saber como ela vai ser, vai acontecer em qual termos ? então isso não é assim, de repente, tem que avaliar não só aqui (Piauí), mas em todos os estados”, concluiu o presidente do PDT no Piauí, Evandro Hidd.  

DESEMPENHO DO PDT NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES 

Nas eleições de 2022, o PDT não conseguiu eleger nenhum deputado Federal, tendo toda a sigla com seus oito candidatos somado menos de 15 mil votos (14.924 no total), com destaque para votação do próprio presidente Evandro, que se aventurou numa campanha de deputado Federal, mas só obteve 8.974 votos.  

O desempenho foi ainda pior na disputa para o cargo de deputado estadual. Na sigla, havia nove candidatos que juntos somaram 6.344 votos, tendo o mais votado sido o ambientalista Dionísio Neto com 2.145 votos.  

Joãozinho Manú, do PDT, foi eleito pela terceira vez prefeito de São João da Serra em 2020 (foto: reprodução)

Já nas eleições municipais de 2020, o PDT só conseguiu eleger 1 (um) prefeito no estado, que foi o gestor da cidade de São João da Serra, Joãozinho Manu (PDT). O desempenho do partido foi melhor na capital, tendo conseguido eleger três vereadores na ocasião, sendo eles o Evandro Hidd (PDT) - com 6.94 votos, o vereador Enzo Samuel (PDT) - com 4.342 votos, e o vereador Alan Brandão (PDT) - com 2.564 votos. Naquela ocasião, o partido contava com o apoio da gestão do então prefeito Firmino Filho (PSDB) apoiando a candidatura do sucessor de Firmino, Kleber Montezuma (PSDB), que não conseguiu ser eleito. Vale ressaltar, que o vereador Enzo Samuel foi eleito presidente da Câmara de Teresina para o biênio 2023-2024. 

Família Nogueira deixou o PDT e se filiou ao PT no Piauí para as eleições de 2022 (foto: redes sociais)

Nas eleições estaduais de 2018, o PDT tinha como grandes líderes os parlamentares da família Nogueira. Na ocasião, o candidato a deputado estadual Flávio Nogueira Júnior foi eleito deputado estadual com 44.007 votos pelo partido. O pai dele, Flávio Nogueira, foi eleito deputado federal com 111.672 votos. Porém, a saída dos Nogueiras do partido foi conturbada e aconteceu primeiro pelo deputado Federal que em 2019 votou a favor da Reforma da Previdência proposta pelo Governo de Jair Bolsonaro, na época do PSL. A posição contrariou os líderes do PDT, dentre esses, o ex-candidato a presidente Ciro Gomes. A saída dos “Nogueiras” do PDT do Piauí acabou deixando a sigla órfã de mandatos de maior representatividade a nível nacional e estadual, mas para 2024, o partido que ressugir conquistando mias vagas nas câmaras municipais e o comando de várias prefeituras, almejando até a da capital.  

Comente aqui