REJANE DIAS APOIA REFORMA NO ENSINO MÉDIO

Rejane Dias considera positivo debate que começou com a Medida Provisória para reforma do Ensino Médio lançada pelo presidente Michel Temer. (Foto: Jailson Soares/PolíticaDinâmica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

A secretária de Educação do Estado, Rejane Dias (PT), esteve na inauguração do Centro de Artes Marciais Sarah Menezes na manhã de ontem (26). A secretária comentou a importância desse centro esportivo, localizado na zona Sul, que inicialmente atenderá 500 alunos.

“Aquele [aluno] que tiver melhor rendimento, aquele que não faltar as aulas, aquele aluno que tiver com a média, acima daquilo que a gente cobra normalmente nas provas, ele terá portanto o acesso aqui ao centro de treinamento Sarah Menezes.  25% das vagas serão destinadas à comunidade aqui do Saci”, explicou.

Sobre a Medida Provisória 746/2016 lançada pelo presidente Michel Temer na última semana, para reforma do Ensino Médio, a secretária considera positiva a abertura para o debate sobre os métodos de ensino, que segundo ela estão defasados. “O maior problema que nós temos na questão da repetência e da evasão escolar é exatamente no Ensino Médio. Ainda é um processo que está sendo debatido, foi através de uma medida provisória e todo o Brasil discute estas propostas”, disse.

A secretária defendeu um ensino focado nas demandas do estudante. “Ou a gente deixa as escolas prazerosas e cria incentivos para que o aluno não abandone ou nós não vamos sair da mesmice que está aí. Quem vai dizer a escola que ele deseja estudar é o próprio aluno”, enfatizou.

Quando questionada sobre a melhor opção para essa reforma, se um projeto de lei não seria a melhor opção, Rejane Dias disse que o ideal é o projeto de lei, mas acredita que Temer quer agilidade nessa questão e que haverá tempo até o próximo ano para realizar um grande debate sobre as mudanças que virão.

Para o Piauí, o próximo passo no que diz respeito a essa discussão é a realização de seminários. “Nós já vamos começar com os seminários, queremos ouvir a base, queremos ouvir os alunos, os professores, aperfeiçoar o projeto inicial. De qualquer maneira, acho positivo, está na hora do Brasil ter a coragem de fazer as mudanças que precisamos no Ensino Médio”, finalizou.

Comente aqui