PARA ESQUECER A TRAGÉDIA

Por Gonçalo Naza

Nos próximos meses terá inicio a construção de uma nova barragem que substituirá a de Algodões, na cidade de Cocal. A obra, que será construída pelo Governo do Estado em parceria com Ministério da Integração Nacional e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), custará R$ 110 milhões. Na tentativa de apagar as lembranças da tragédia provocada pelo rompimento da barragem de Algodões, ocorrido em 2009, a nova se chamará Pirangi, em referência ao rio onde ela será construída.

“A palavra Algodões nos faz relembrar aquela tragédia”, disse o prefeito de Cocal, Rubens Viera (PSDB), que se reuniu com o governador Wellington Dias (PT) na última sexta (6) para tratar da construção da nova barragem. A obra já está licitada e terá praticamente a mesma capacidade da que rompeu: cerca de 50 milhões de metros cúbicos.

Na foto, Governador Wellington Dias e o prefeito Rubens Vieira, durante comemoração na cidade de Cocal (Foto: Tropical Notícias)

Para que a barragem tenha início, o Governo aguarda apenas a autorização da Agência Nacional de Águas (ANA). De acordo com o prefeito, na próxima quarta-feira (11), W.Dias deve ir Brasília e tentará apressar a aprovação. “Temos a garantia do governador Wellington Dias, que já conversou com a presidente Dilma [Roussef] a respeito disso. Quarta-feira ele deve ir à ANA tratar dessa liberação. Assim que ela sair, ele assina a ordem de serviço e a obra se inicia”, ressaltou.

A barragem de Pirangi ficará situada um quilômetro antes da de Algodões e, de acordo como prefeito, vai contar com mão de obra local. Um consórcio formado pelas construtoras Jurema e Hidros ganhou a licitação para construção da nova barragem. Na reunião foi tratada ainda a liberação do pagamento das pensões para as vítimas da tragédia, que estava atrasado desde setembro de 2014 e, segundo o prefeito, deve sair ainda neste mês.

Comente aqui