PAES LANDIM ASSUME MANDATO

Por oito vezes eleito deputado federal pelo Piauí, Paes Landim amargou duas derrotas consecutivas nas eleições de 2018 e 2022, mesmo assim deve assumir agora em 2023 o mandato de deputado federal por pelo menos 28 dias em Brasília. Isso porque, nas eleições de 2018, Landim obteve pouco mais de 66 mil votos e ficou na segunda suplência para Câmara. Com a renúncia da deputada Federal Margarete Coelho (PP) no último dia 3 de janeiro, Paes Landim foi convocado para assumir o mandato de deputado até o dia 31 de janeiro de 2023, prazo que findará a legislatura dos eleitos em 2018. Já a partir de 1º fevereiro, assumirão o cargo os deputados eleitos em 2022.

Paes Landim vai assumir pela 9ª vez mandato de deputado Federal com a saída de Margareth Coelho (foto montagem: Jailson Soares/ PD)

Aos 85 anos de idade, Paes Landim não conseguiu se eleger em 2022 e teve um desempenho muito abaixo da expectativa, com pouco mais de 8 mil votos, sendo apenas o quarto mais votado do seu novo partido o União Brasil que não elegeu nenhum representante para Câmara no Piauí. O partido, também, foi oposição a candidatura do governador eleito Rafael Fonteles (PT), com isso, quase não há nenhuma possibilidade de Paes Landim ser convocado como suplente nesta nova legislatura de 2023-2026.

O mesmo acontece com a, agora, ex-deputada Federal Margarete Coelho (PP) que na se reelegeu em 2022 por ter somado 76 mil votos, ficando na primeira suplência da sua sigla, porém, por ser oposição ao atual Governo do Estado e Federal, seria pouco provável assumir o mandato. Por outro lado, no fim do ano Margareth foi agraciada com uma indicação para disputar uma eleição e acabou eleita para diretora administrativa e financeira do Sebrae nacional, instituição do sistema S que atua no apoio aos pequenos negócios e garante ao agraciado várias regalias de um cargo federal. Foi por conta desse cargo que Margarete teve que abandonar antes do previsto o cargo de deputado e dar lugar para Paes Landim.

Comente aqui