OAB nacional se articula para apoiar impeachment de Dilma

Comissão Nacional da OAB reunida ao protocolar no STF os pedidos de documentos referentes à delação do senador Delcídio Amaral (PT-MS). (Foto: Divulgação)

Neste exato momento, o Política Dinâmica recebeu a informação de que a Ordem dos Advogados do Brasil Nacional (OAB) tem um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no forno. Na manhã de hoje (04) o presidente nacional da Ordem, Cláudio Lamachia, que assumiu o lugar do piauiense Marcus Vinicius Furtado (na foto abaixo), está buscando na Procuradoria Geral da República e no STF, informações a respeito das delações contra a presidenta. Na foto acima, a Comissão Nacional da OAB reunida ao protocolar no STF os pedidos de documentos referentes à delação do senador Delcídio Amaral (PT-MS).

O conteúdo da matéria divulgada pela revista Isto É, ontem (03), foi demasiadamente detalhado e acendeu um alerta na OAB nacional. Caso sejam confirmadas estas informações, a nova gestão da Ordem avalia que a omissão seria insustentável e uma deporia contra o papel de uma instituição que não defende só a classe de advogados, mas é hoje uma instituição que representa os direitos de todos os brasileiros. Pelo que foi informado ao Política Dinâmica, o cerne do pedido de impeachment, se vier acontecer pela OAB, deve ser a aquisição da refinaria de Pasadena.

Em coletiva na sede da OAB, Lamachia afirmou que "os fatos noticiados são gravíssimos e a sociedade tem o direito de conhecê-los imediatamente. [...] Se comprovados, tais fatos demonstram um verdadeiro atentado contra o Estado Democrático de Direito e contra as ‎instituições republicanas”.‎

Ainda na noite de ontem (03), conselheiros federais e membros da diretoria nacional da OAB que estavam em Brasília se reuniram em regime de urgência. Vários deles largaram compromissos pela metade para se encontrarem e debaterem qual seria o posicionamento da Ordem diante desta situação.

Presidente Lamachia acredita que os fatos apontados por revista é um atentado à democracia.

O DISCURSO É BEM DIFERENTE DO ANTERIOR

Quem foi à posse do novo presidente nacional e ouviu seu discurso, sentiu que a postura da OAB nesta nova gestão será mais incisiva e atuante no que diz respeito ao comportamento e o trato com as demais instituições públicas. Os desdobramentos da delação de Delcídio Amaral (PT-MS) e o avanço da Lava Jato, que trouxe o ex-presidente Lula para o olho do furacão, no centro das investigações, devem determinar o destino definitivo para a gestão da presidenta Dilma Rousseff (PT).

Comente aqui