O REBELDE CONSEGUIU

A posse do secretario de Segurança, Fábio Abreu (PTB) finalmente foi marcada. Será dia 10 de março. O acerto da data foi confirmado após o capitão ameaçar não se licenciar para compor o primeiro escalão do Governo Estadual. Por fim, o governador Wellington Dias encontrou uma solução para o impasse ampliando o espaço político e administrativo de seu futuro secretário, deixando o apresentador Silas Freire (PR) com toda a estrutura de um deputado titular e sem mexer no gabinete da deputada federal Rejane Dias (PT), sua esposa.

Ficou assim: Silas Freire terá todos os cargos do gabinete federal. Vai indicar quem quiser e fazer o uso que julgar conveniente. Porém, não indica as milionárias emendas individuais para o Orçamento da União. O que, na prática, nenhum suplente faz. Por outro lado, ter o gabinete inteiro é uma proeza inédita. Em outros casos, um governador simplesmente impediria que o suplente assumisse a vaga de deputado até que se curvasse às suas vontades. Contrariando essa lógica, Silas abre um precedente para futuros acordos políticos.

Já Fábio Abreu assume a Segurança do Piauí e terá um espaço ampliado em indicações do Governo na mesma proporção do que seria seu gabinete em Brasília. Por garantia, ele e a primeira dama, Rejane Dias, quando for o período de apresentação das emendas parlamentares (aproximadamente R$ 10 milhões para 2016) devem se licenciar dos cargos do Estado e voltar para Brasília para acompanhar o fechamento do processo de destinação dos recursos. Em seguida, retornam.

Para o governador Wellington Dias ficou o desgaste de um acordo tão demorado, mas a certeza de que, enquanto Fábio Abreu for secretario, Silas não deve criar problemas no gabinete de Rejane.

Comente aqui