O NORDESTE NO COMANDO DE CINCO COMISSÕES, INCLUSIVE CCJ

A região Nordeste vai presidir a maior comissão da Câmara dos Deputados. O deputado federal Arthur Lira, do PP Alagoas, foi eleito nesta quarta-feira, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Outros quatro parlamentares da bancada nordestina também foram escolhidos hoje, pelos seus respectivos partidos, para presidência de comissões permanentes.

Das 32 Comissões Permanentes da Câmara, 16 escolheram hoje seus presidentes.

A bancada do Nordeste, além da CCJ, vai presidir outras quatro comissões: permanentes: Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio - deputado Júlio César (PSD-PI); Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público - deputado Benjamin Maranhão (SD-PB); Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - deputado Atila Lira (PSB-PI); e Comissão de Seguridade Social e Família - o deputado Antonio Brito (PTB-BA).

Artur Lira

O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da CCJ numa eleição muito disputada – a mais concorrida da Câmara. É a primeira vez que o seu partido PP comanda a maior comissão da Casa, que possui 66 titulares e tem uma função estratégica na Câmara: analisar todas as proposições que tramitam na Casa, definir a admissibilidade das propostas que alteram a Constituição (PECs), fazer a redação final dos textos aprovados pelos deputados e decidir sobre recursos de deputados contra decisões do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, dentre outras funções,

Para o deputado alagoano, a CJJ é “um espaço aberto para o diálogo, principalmente com os juristas e tem função importante para discutir temas como o Código de Defesa do Contribuinte e projetos que possam melhorar as relações jurídicas na sociedade”.

Lira tem 45 anos, é formado em Direito, e está em seu segundo mandato.

Átila Lira

Outro parlamentar piauiense eleito nesta quarta-feira foi o deputado Atila Lira (PSB-PI). Ele vai presidir a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Após a eleição, frisou a importância do tema para o País, “principalmente nesse momento em que vários estados passam por uma crise hídrica”. Ele disse que vai se reunir com os membros da comissão ainda esta semana para definir a pauta deste ano.

Átila tem 67 anos, é economista e está no sétimo mandato.

Júlio César

O deputado Júlio César (PSD-PI) foi o primeiro parlamentar nordestino indicado por um partido para presidir uma comissão permanente nesta legislatura. Ontem mesmo, no final da tarde, após a sair a relação dos partidos que ficaram no comando de cada comissão, o PSD o indicou para presidir a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio – ele foi eleito hoje pela maioria.

O parlamentar piauiense citou, entre as prioridades, “a desoneração tributária e mudanças no sistema financeiro nacional de forma a tornar as instituições mais eficientes”.

César tem 66 anos, é advogado e produtor rural, e está em seu quinto mandato.

Benjamim Maranhão

O deputado Benjamin Maranhão (SD-PB) foi eleito o novo presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e revelou, após a eleição, que pretende discutir “todas as matérias que tratem de servidores públicos, mesmo aquelas apresentadas por meio de medidas provisórias”. Maranhão disse que neste momento “o de ajuste fiscal que vai contra os interesses dos trabalhadores, e vamos manter um bom diálogo tanto com os trabalhadores quanto com o governo, pois manter um diálogo aberto com a sociedade é uma obrigação deste Parlamento”.

Maranhão tem 43 anos e é cirurgião-dentista, e está em seu terceiro mandato.

Antonio Brito

Já o deputado Antonio Brito (PTB-BA) foi eleito presidente da Comissão de Seguridade Social e Família. Para o parlamentar baiano, a prioridade para este ano será fortalecer projetos que desenvolvam a saúde, a assistência social e a seguridade social, e que pretende criar seis subcomissões para discutir os assuntos do colegiado.

“Pretendo estabelecer uma boa relação com os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Previdência Social e o Saúde para termos subsídios para melhorar as políticas públicas e termos um bom resultado aqui no Congresso Nacional para dar respostas à sociedade”, afirmou o novo presidente.

Brito tem 46 anos, é administrador de empresas, e está em seu segundo mandato.

COM INFORMAÇÕES DO POLÍTICA REAL

Comente aqui