O INSTITUTO DA VIRADA

Jôve, Carlinhos Leal e Mauro Almeida gostaram das pesquisas do Intenção (Foto: Montagem)

A disputa pelas prefeituras dos municípios de Piripiri, Altos e Palmeirais têm algo em comum. A contratação de um instituto que garantiu a virada nas pesquisas a candidatos que aparecem atrás em levantamentos de outras empresas de aferição. O Instituto Intenção realizou pesquisas eleitorais nas três cidades e garantiu a liderança a quem estava atrás.

Em Piripiri, as pesquisas de pelo menos dois institutos, o DataMax e o Opinar, realizadas em outubro e começo de novembro, apontam a liderança de Luiz Menezes (Progressistas) sobre sua concorrente Jôve Oliveira (PTB). A diferença a favor de Menezes nos dois institutos chegava perto de 20 pontos. Porém, uma pesquisa do Instituto Intenção divulgada nesta quinta-feira (5) inverteu tudo e colocou Jôve na liderança, com seis pontos de vantagem. 

No município de Altos, a virada também veio com o Instituto Intenção. Pesquisas de institutos como Credibilidade e Opinar apontaram a liderança de Maxuell da Mariinha (MDB) sobre Carlinhos Leal (PT). A menor diferença entre os dois era de 10 pontos a favor de Maxuell. Mas aí o Instituto Intenção entrou em cena. Em duas pesquisas, a última delas publicada nesta quinta-feira (5), o Intenção apontou Carlinhos Leal como líder, contrariando os outros institutos.

Em Palmeirais, duas pesquisas foram feitas no mesmo período e os números são praticamente iguais, só invertendo os candidatos. No dia 19 de outubro, o Datamax publicou pesquisa [nº PI-03716/2020] em que Baltazar Campos (PTB) lidera com 50,30%, contra 36,37% de Mauro Almeida (Republicanos). Mas, no dia seguinte, o Instituto Intenção virou o jogo. Publicou pesquisa [nº PI-02856/2020] em que Mauro é quem lidera com 50,08%, contra 37% de Baltazar.

Com essa sequência de viradas que contrariam números de outros institutos, o Intenção já pode ser chamado de “instituto da virada”.

Comente aqui