Novos investimentos

por Mirian Teles

Governador Wellington Dias esteve presente na manhã desta quinta-feira (25) nas comemorações alusivas aos 180 anos da Polícia Militar do Piauí. Durante a solenidade realizada no Quartel Geral da PM, o chefe do executivo falou sobre o encontro que teve com a presidente Dilma Rousseff. 

Wellington Dias falou da reunião com a presidente Dilma Rousseff e investimentos previstos para o Piauí. Foto: Jailson Soares/Política Dinâmica

Acompanhado do secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, o governador foi recebido pela presidente e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, na noite desta quarta-feira (24), no palácio do Planalto, em Brasília. Dentre as solicitações, Wellington destacou a participação do Piauí no Programa Brasil Mais Seguro, com lançamento previsto para os nos próximos dias, onde serão investidos no Estado cerca de R$ 5 milhões de reais em equipamentos, que farão a integração das informações entre as policias Federal e Estadual, permitindo um sistema único de segurança no Piauí.

Outro destaque do encontro com a presidente Dilma, foi a autorização de um plano de regularização fundiária para o Piauí, área que ele quer priorizar mesmo neste momento de crise. “Isso irá garantir a propriedade da terra com segurança para os pequenos, médios e grandes investidores”, disse. Ainda segundo o governador, para os pequenos investidores, a presidente Dilma solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Agrário que, num prazo de 30 dias, a contar da próxima semana, seja elaborada uma proposta específica com a garantia de priorizar o estado do Piauí.


DILMA VIRÁ AO PIAUÍ

Dias formalizou ainda convite para uma agenda presidencial no Piauí, para inauguração de obras federais em finalização como o aeroporto de São Raimundo, a BR que dá acesso à cidade de Santa Filomena e ainda uma visita à obra da Ferrovia Transnordestina. Segundo o governador, a previsão é que a presidente Dilma visite o Estado no mês de agosto.


US$ 320 MILHÕES

Questionado sobre a operação de crédito no valor de 320 milhões de dólares, que iria ajudar o Estado a sair da crise, o governador esclareceu que o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já sinalizou que o projeto do Estado é um dos mais avançados e que dará condições de, ainda em 2015, seja finalizado. “Conseguimos diminuir os índices de extrema pobreza no Estado, melhoramos a Saúde e Educação nos últimos anos. Estarei viajando para os Estados Unidos no mês de julho, onde teremos uma reunião com a direção do Banco Mundial para o entendimento final”, disse.

O empréstimo, com desembolso previsto em um prazo de três anos, contempla as áreas de Saúde, Educação, Agricultura Familiar, Meio Ambiente, Gestões Fundiária e Pública. Essa transação foi suspensa quando o Estado deixou de honrar compromissos com a União e foi incluído na lista de inadimplentes.


PRONATEC: 120 MIL VAGAS PARA O PIAUÍ

Durante o encontro com a presidente, Wellington também propôs e, obteve aprovação de Dilma, para ampliação da profissionalização no estado do Piauí. Rousseff autorizou a abertura de cerca de 120 mil novas vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Institucional (Pronatec) e ensino profissionalizante no Piauí.

"Queremos garantir uma meta de participação do Piauí nos investimentos do Pronatec e ensino profissionalizante, oferecendo ensino médio e profissionalizante no modelo da escola integral e da mesma forma no EJA", adiantou o governador.

Comente aqui