Novo partido

Por Mírian Teles, 


O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), e deputado estadual Ziza Carvalho (PROS), falou durante entrevista nesta quinta-feira (30) ao programa balanço geral da antena 10, sobre a situação da SEMAR com a greve dos fiscais e ainda sobre uma provável mudança de partido

Segundo secretário, a greve dos fiscais da SEMAR chegou ao fim. “Havia uma negociação em curso com os fiscais desde quando assumimos a secretaria. Em decorrência da Lei do enquadramento que foi aprovada na Assembleia Legislativa do Piauí em 2014. Onde era previsto o enquadramento em duas etapas: Uma parcela em agosto do ano passado e a outra em maio deste ano. O governo anterior não cumpriu com nenhuma destas metas e agora caiu nas nossas costas discutir com a categoria a melhor forma de resolver esse impasse. Recebemos o Estado em situação financeira bastante crítica.Mas, conseguimos em reunião com o Governador Wellington Dias, que o impacto financeiro seria muito pequeno já que são apenas 19 fiscais concursados, o Governador foi convencido da necessidade do enquadramento dos fiscais ambientais, e autorizou o cálculo pela procuradoria geral do Estado e finalmente esta semana foi colocado na folha de pagamento pela secretaria de administração” relatou Ziza Carvalho.

Ainda de acordo com o secretário, os fiscais estão aguardando a publicação no Diário Oficial do Estado, que deverá sair nos próximos dias. “E espero que a partir desta segunda-feira dia 3, os fiscais voltem ao trabalho”.

de acordo com o Ziza Carvalho (PROS), os fiscais estão aguardando a publicação no Diário Oficial do Estado, que deverá sair nos próximos dias e que nesta segunda-feira dia 3, todos voltem ao trabalho (Foto: Divulgação)

INVESTIMENTOS

Sobre os investimentos que a empresa Terracal irá realizar na região de Guadalupe, Sul do Estado, Ziza Carvalho afirma que a secretaria está apta para realizar a fiscalização. “O processo de estudo e fiscalização já foi iniciado na região, pela SEMAR, onde nos reunimos com estes investidores e o projeto encontra-se bastante avançado. Não será pela greve dos fiscais que a licença ambiental não sairá. Dentro da secretaria há outros empreendimentos que estão impactando o desenvolvimento do Estado e se não tivermos um suporte técnico preparado e motivado para trabalhar poderá prejudicar o andamento dos trabalhos, já que todos esses investimentos passam pela análise dos técnicos da secretaria Estadual do Meio Ambiente”, ressaltou Ziza carvalho.

NOVO PARTIDO

Sobre a possibilidade de mudança de partido, o deputado Ziza Carvalho do PROS, abre a possibilidade de criação de um novo partido: o Igualdade. “Nós temos uma reforma eleitoral que tramitou na câmara e acabou não mudando praticamente nada, me parece que irá abrir uma janela de mudança partidária, onde vários partidos estão se movimentando para ver qual a melhor situação para seguir politicamente. Aqui no Piauí, fui procurado há cerca de um ano, por um grupo de suplentes de deputados de vários estados me pedindo ajuda na criação de uma agremiação partidária, chamada Igualdade, no qual discutimos o estatuto e ajudei com suporte para coleta de assinaturas. Estamos chegando próximo a 10 mil assinaturas, a meta era cinco mil”, disse o deputado,  completando que o novo partido encontra-se com cerca de 300 mil assinaturas em todo Brasil, e que precisaria de 489 mil para sua aprovação.

Para Ziza Carvalho,  com a a possibilidade de mudança na legislação eleitoral que implica na diminuição do prazo de filiação partidária, que atualmente é de um ano, e com a mudança passará para seis meses, ocorrerá a viabilidade de novos partidos. “Dentro do Estado, eu tenho o convite de presidir o Igualdade, mais ainda não é uma decisão definitiva. A minha base eleitoral ou pelo menos 90% dela, é filiada ao PROS, só irei discutir com meu atual partido essas questões, no tempo certo”, finaliza Ziza Carvalho. 

Comente aqui