NOVAS DELEGACIAS CONTRA AS FACÇÕES CRIMINOSAS

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou no fim da manhã desta sexta-feira (3) os decretos que criam nove novas delegacias especializadas para Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), durante cerimônia no Palácio de Kanark. As novas unidades deverão trabalhar no combate às faccções criminosas, além das novas delegacias, o Governo criou um Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF) e promoveu o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) à condição de departamento, com a nomenclatura de DRACO.  

Cerimônia aconteceu no Palácio de Karnak em Teresina (PI)

Pelos decretos deverão ser criadas quatro delegacias especializadas na capital e outras cinco no interior, nas respectivas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e Bom Jesus. "A escolha por esses municípios tem como base as estatísticas, que apontam eles como os de maior reincidência de casos e demandas. Mas a atuação se estende para todos os outros municípios também", explicou o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas.  

Já o DRACO surge a partir da necessidade de uma unidade na estrutura organizacional da Polícia Civil do Estado do Piauí especializada no enfrentamento às organizações criminosas habituadas na prática de infrações penais violentas.  

 "O objetivo é reprimir e investigar, especialmente, crimes de lavagem de dinheiro, de extorsão mediante sequestro, de furto ou de arrombamento a caixas eletrônicos, de roubo a bancos, instituições financeiras e de transportes de valores, quando demandem investigação especializada ou decorrente da ação de associações ou organizações criminosas", ressaltou os ecretário. 

 O NARFF, por outro lado, deve sua criação ao elevado número de ocorrências relacionadas a roubos e furtos de aparelhos celulares, e a consequente necessidade de fomentar ações que promovam a repressão qualificada desse tipo de crime.  "A ideia do núcleo é prestar auxílio às investigações das delegacias de Polícia e/ou realizar diligências preliminares, por determinação do delegado-geral, para recuperar celulares furtados e roubados", destaca Chico Lucas.  

Governo nomeou novos delegados que estavam no curso de formação para ocupar delegacias que terão os delegados titulares realocadas para novas unidades (foto: reprodução redes sociais)

Para assumir as novas delegacias, alguns delegados serão relocados para as novas unidades. Por conta disso, ainda na cerimônia desta sexta-feira, o governador Rafael Fonteles nomeou novos delegados, que estão finalizando o curso de formação para assumir as unidades desguarnecidas. 

Para cinco Delegacias Especializadas no interior Piauí foram nomeados: 

1. RONI DA ROCHA SILVEIRA - Unidade Floriano 

2. JOAO FILIPE DE ARAUJO SAMPAIO LEITE - Unidade Bom Jesus 

3. LUCAS KLINGER MARINHO LEITÃO - Unidade Piripiri 

4. AGENOR FERREIRA LIMA JUNIOR - Unidade Picos 

5. PERIKLES DA FONSECA LIMA - Unidade Parnaíba 

Para as quatro unidades do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) em Teresina: 

CHARLES DE HOLANDA PESSOA (Chefe do DRACO) 

Delegados: 

-FRANCISCO CARLOS EDUARDO AQUINO ARAUJO 

-FRANCÍRIO LOPES QUEIROZ 

- JULIO CESAR RIBEIRO DE CASTRO  

-LAERCIO IVANDO EVANGELISTA PIRES FERREIRA 

Comente aqui