NEM LÁ, NEM CÁ

Ainda com muitos problemas para resolver e sem o esperado aval da população de Teresina, o pequeno grupo político liderado pelo prefeito de Teresina Doutor Pessoa (MDB) e seu vice, Robert Rios (PSB), insiste na ideia de lançar um nome como terceira via a pré-candidato ao governo do Piauí. Segundo informações de bastidores, a ideia é esquentar um nome até que eles consigam se viabilizar como pré-candidatos.

Doutor Pessoa e Ciro Nogueira (foto: Roberta Alinne)

Enquanto isso, o prefeito que parece não gostar só de um farto café da manhã, mas tem prezado pelas três refeições completas do dia, almoçou no início desta semana com o ministro e senador Ciro Nogueira e a deputada Federal Iracema Portela. A dupla comanda a chapa do Progressistas que disputará o governo do Estado em oposição ao atual governo de Wellington Dias (PT) e tem rondado o líder do palácio da cidade que derrotou o grupo de Ciro nas eleições municipais de 2020, num outro contexto político momentâneo.  

Apesar de não ter havido reclamações do cardápio desse almoço, o prefeito de Teresina parece não ter se convencido com as propostas de Ciro para unir forças nas eleições de 2022. Por outro lado, o ministro comemorou o fato de Doutor Pessoa e seu Vice estarem pretendendo lançar uma terceira via na campanha. Dessa forma, Ciro entende que apesar de não contar com o apoio da Prefeitura de Teresina, pelo menos eles também não vão apoiar o atual governo, que tem como pré-candidato o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT).

Doutor Pessoa almoça com grupo com Ciro (foto: Roberta Alinne)

Para imprensa, o senador disse que essa terceira via poderá fortalecer a oposição. “Isso é algo bom para o Piauí e nós vamos continuar construindo a pré-candidatura de Silvio e Iracema e Joel para o Senado”, afirmou Nogueira.

Vale lembrar que, ainda no fim do mês de outubro, Doutor Pessoa e parte da cúpula da Prefeitura se reuniram num jantar com o pré-candidato Rafael Fonteles. Nesse encontro, segundo interlocutores da Prefeitura, o gestor municipal até teria gostado do teor da conversa com o secretário petista e poderia estar ensaiando um possível apoio. Porém, nada ainda foi concretizado e Pessoa segue com suas reuniões, seja com café, almoço ou jantar, mas sem declarar apoio para ninguém, a não ser para essa sonhada terceira via.  

Doutor Pessoa almoça com Rafael Fonteles.

Por outro lado, o que se comenta é que para lançar-se como uma opção para terceira via ao Palácio de Karnak ou mesmo indicar alguém, o prefeito Doutor Pessoa precisa primeiro resolver os problemas da capital, como o gargalo do transporte público. Enquanto isso, ficará difícil conseguir uma avaliação positiva de sua atual gestão e ainda se viabilizar para assumir uma disputa a um cargo maior contando com os eleitores da capital.


Comente aqui