"Não Podemos Prometer Nada"

por Maura Vitória e Viviane Menegazzo

Há uma semana, os bombeiros estão acampados em frente ao Palácio de Karnak esperando para uma conversa com o governador Wellington Dias (PT) sobre a convocação dos classificados dos últimos concursos realizados. Segundo um dos representantes da Comissão dos Aprovados e Classificados do Corpo de Bombeiros, Neto Lopes, o efetivo do estado está sobrecarregado, contando apenas com 300 homens, sendo que 90 são destinados ao aeroporto de Teresina e, com a construções dos novos, irá aumentar o desfalque na tropa, já que no final do ano 50 bombeiros deverão se aposentar.

Neto Lopes defende que o governo não abre as portas para conversar. (Fotos: Jailson Soares/ Politica Dinâmica)

“Procuramos conversar com o governador, com os assessores, os secretários de Administração, de Governo, de Segurança mas até agora não tivemos nenhuma conversa formal sobre nossa convocação. O governador só vem falar com a gente no estacionamento do Karnak e só diz que não pode convocar agora porque o governo passar por uma difícil situação. Não dá datas, talvez só próximo ano. Conversa de disse me disse! Estamos abertos para conversar mas acontece que o governo não esteve aberto para nos receber. Todas as categorias tiverem uma reunião e foram agraciados com convocações e os bombeiros não foram agraciados com nada,” desabafou Neto Lopes.

O representante ainda denuncia que além dos 236 concursados que foram aprovados, classificados e não convocados, o efetivo do Piauí é o menor do Nordeste e do Brasil todo, e os policiais do corpo de bombeiros acabam vendendo as próprias férias para sustentar os plantões da corporação e dá uma aliviada na defasagem do quadro efetivo. Mesmo com essa tão esperada convocação que vem sendo prometida desde o mês de Maio, o efetivo ainda passaria por dificuldades com a falta de homens. “O governador não tem Interesse de convocar, não tem concursos, o último só tinha 40 vagas,” dispara.

O secretário de Governo, Merlong Solano, afirma que já recebeu os representantes dos bombeiros e rebate o fato de ter saído nas redes sociais uma declaração sua de que o Governo não tem interesse de chamar os bombeiros. Ele afirma que o que tem dito realmente nesse momento é que o Governo não tem condição de chamar os concursados pela razão de falta de dinheiro e a lei de responsabilidade fiscal. “Não vamos de maneira nenhuma tomar qualquer decisão que faça o Piauí voltar pra a inadimplência, que vai anular todo o esforço que estamos fazendo para recuperar o Estado. Como vamos recuperar o estado sem o apoio financeiro do Governo Federal,” defende o secretário.Secretário de governo diz que não pode prometer nada. (Foto: Jailson Soares/ Politica Dinâmica)

O secretário ainda disse que o Estado só volta a chamar o pessoal de todas as áreas no momento que a situação financeira permitir, talvez só em 2016, quando surgir um quadro melhor para as convocações, mas os bombeiros garantem que vão continuar acampados até uma conversa com o governador ou até mesmo a convocação. “Se ele disser que vai chamar até janeiro, a gente vai permanecer aqui acampado até janeiro. Enquanto não tivermos uma resposta fixa, nós vamos permanecer aqui,” disparou Neto Lopes.

Comente aqui