PREFEITO NÃO ACEITA A GREVE

Firmino afirma que greve dos servidores da enfermagem não é aceitável. (Foto: Jailson Soares / Política Dinâmica)

por Erisnaldo Kaenga e Viviane Menegazzo

Durante a chegada à Conferência Municipal de Saúde na manhã de hoje (18), o prefeito Firmino Filho (PSDB) falou sobre a greve dos servidores da enfermagem, que entraram em greve hoje. O gestor afirmou não aceitar a greve,  já que foi realizada uma negociação anteriormente. "Nós não vamos entender a legitimidade dessa greve porque nós estamos cumprindo com nosso acordo. Os enfermeiros, nos anos de 2013, 2014 e 2015, tiveram aumentos maiores do que os aumentos de todos os outros servidores da prefeitura, eles estão tendo um tratamento diferenciado apesar da grande crise econômica e financeira que agrava nosso pais", destacou.

Diante das novas reivindicações do Sindicato o prefeito foi enfático. "É importante que a gente possa entender o que é negociação. Há dois anos e meio atrás a Prefeitura e o Sindicato dos Enfermeiros (Senatepi), sentaram e fizeram esse acordo, que criou um plano para a saúde diferenciado para a enfermagem e que está sendo implementado, então a gente cumpriu com nossa parte. Infelizmente, essa posição não é respeitada pelo Sindicato". Ele acrescentou ainda que não vai ceder diante das pressões. "Não podemos fazer um novo plano em cima desse, é necessário que cada etapa seja cumprida". afirmou Firmino Filho.

Lauro César de Moraes, presidente do Coren, não apoiou a invasão. (Foto: Jailson Soares / Política Dinâmica).

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piaui (COREN-PI), Lauro César de Moraes, que também estava representando o Senatepi, não aprovou a atitude do Sindserm de invadir e tumultuar a Conferência, "Aqui tem dois sindicatos, tem o Sindserm e o Senatepi. O ato que o Senatepi fez aqui foi apenas as manifestações dos cartazes e com a voz, nós não partimos para nenhuma agressão. E nós viemos aqui porque até hoje esse prefeito não quis ouvir a categoria, então trouxemos os cartazes e fizemos dez minutos de manifestação na abertura da Conferência", pontuou.

Os enfermeiros pedem a correção da inflação de 2013 até esse ano de 2015. "Tem um plano dos anos anteriores, mas o salário do ano passado não vale mais o mesmo desse ano, nós estamos querendo corrigir a inflação desse ano pois nós não tivemos nenhum reajuste em 2015, e o que ele vai dar é a inflação de 2013. Ainda bem que ele mesmo publicou no jornal que vai dar 8% agora do que foi negociado em 2013, mas a inflação de 2014/2015 foi de 17% e o que nós queremos são apenas 8,5% de reajuste nesse ano e enquadramento no plano de carreira e ele alega que temos um plano mas ninguém tá enquadrado, nem é promovido", declarou.

Comente aqui