Municípios Nota Zero

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou na manhã desta sexta-feira (15), em Brasília, o índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. No Piauí, o Poder Executivo de 23 cidades, o que representa 10% do total de municípios, passou pela avaliação de transparência. De todos os municípios, Teresina foi a única cidade a alcançar nota superior a zero.

A Capital foi a única entre as cidades analisadas a apresentar nota superior a zero. (Fonte: CGU)

A capital teve índice 3,61, ainda muito abaixo da média, enquanto que todas as outras 22 cidades analisadas tiveram notas zeradas por não atenderem nenhum dos requisitos da Controladoria. Exatos 63% dos municípios avaliados tiraram nota zero em todo o Brasil, e cerca de 23%, entre um e dois.

Cinco quesitos importantes deixaram Teresina longe de alcançar notas mais elevadas. A pontuação foi abatida pelo site da Transparência da Capital não apresentar endereço de um atendimento presencial, além de o portal também não apresentar acompanhamento de pedidos realizados. Teresina ainda sofreu sanções por não apresentar respostas à contento e em conformidade com o que foi solicitado.

Em alguns quesitos, o Portal de Transparência de Teresina também não foi bem avaliado. (Fonte: CGU)

Apenas sete municípios, tiraram notas entre nove e dez em todo o país, sendo cinco deles da região sul. No caso das capitais, os três mais transparentes foram São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Brasília (DF), com notas 10; 9,31; e 8,89, respectivamente.

Comente aqui