MORRE O DEPUTADO MARANHENSE HUMBERTO COUTINHO

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), morreu ontem, às 20h40, na cidade de Caxias. A informação foi confirmada em nota distribuída pelo diretor de Comunicação da Casa, Carlos Alberto Ferreira, poucos minutos após o ocorrido.

“Com imenso pesar, comunico o falecimento do deputado estadual Humberto Coutinho (PDT), O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ocorrido às 20h40 desta segunda-feira (1° de janeiro), na cidade de Caxias (MA)”, afirma a nota.

Deputado faleceu vítima de um câncer que enfrentava há quatro anos (Foto: Acom/AleMA)

Coutinho, ainda segundo o texto, “não resistiu às complicações em decorrência de um câncer agressivo, contra o qual lutava bravamente há quatro anos”. A Assembleia Legislativa decretou luto oficial de três dias.

O corpo do deputado será velado, primeiro, em sua residência, por familiares. Em seguida, será levado para o Ginásio da Facema. Ao final, será conduzido em carro do Corpo de Bombeiros, pelas ruas da cidade, até a capela da família, onde ocorrerá o sepultamento.

Solidariedade

Em nota, a ex-governadora Roseana Sarney se solidarizou com a família e destacou a relação de respeito mantida com Humberto Coutinho.

“O Maranhão perde uma liderança política e um homem que lutou fortemente durante os últimos anos pelo restabelecimento de sua saúde. Ao longo de minha trajetória política, eu e Humberto Coutinho mantivemos uma relação de muito respeito, buscando o melhor para o Maranhão e para a região dos Cocais, onde ele manteve sua base, tendo sido eleito prefeito de Caxias e também Deputado Estadual", afirma a ex-governadora Roseana na nota.

Luta

Humberto Coutinho luta contra um câncer de intestino deste 2013, quando ele ainda era prefeito de Caxias. Passou por cirurgias e tratamento de quimioterapia.

No início de novembro, o presidente da Assembleia teve quadro infeccioso e seguiu para o município de Caxias. Em comunicado oficial, foi informado na ocasião que as visitas estavam suspensas por recomendação médica.

Coutinho era médico e iniciou sua carreira política em 1988 como vereador de Caxias elegendo-se, em 1990, deputado estadual com reeleições em 1994, 1998 e 2002. Em 2004, foi eleito prefeito da cidade de Caxias, sendo reeleito em 1998.

Em 2014, retornou à Assembleia e foi eleito duas vezes presidente da Casa.

Nota de Pesar

“O Maranhão perde uma liderança política e um homem que lutou fortemente durante os últimos anos pelo restabelecimento de sua saúde.

Ao longo de minha trajetória política, eu e Humberto Coutinho mantivemos uma relação de muito respeito, buscando o melhor para o Maranhão e para a região dos Cocais, onde ele manteve sua base, tendo sido eleito prefeito de Caxias e também Deputado Estadual.

Que Humberto descanse e que Deus conforte Cleide, sua esposa e companheira, os filhos e toda a família. A todos eles, os meus sinceros sentimentos.”

Com informações de O Estado

Comente aqui