MINISTRO QUER PIAUÍ COMO EXEMPLO

O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), visitou na manhã desta sexta-feira (13) o Palácio de Karnak, sede do Governo do Piauí. Dias que já comandou o executivo do Estado por quatro mandatos, se reuniu com o novo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), com vice-governador Themístocles Filho (MDB), e com a secretária de Assistência Social do Governo, Regina Sousa (PT). Na reunião foi tratado sobre ações e políticas públicas de combate à fome e redução da Pobreza no Piauí e em todo Brasil. O ministro piauiense visa tornar o Piauí exemplo na execução de programas de sua gestão no ministério do Governo Lula.  

Wellington Dias quer Piauí alinhado com as estratégias e programas do Ministério do Desenvolvimento Social (foto: Jailson Soares/ PD)

Dentre as primeiras ações a serem desenvolvidas pelo MDS está atualização do cadastro do Auxílio Brasil que voltará a se chamar Bolsa Família. “Primeiro, cadastro único e neste mês ter todo o piloto que vai garantir a pactuação do governo Federal, estados e municípios com as entidades. O objetivo é garantir as condições de trabalhar a atualização do cadastro a partir de fevereiro, fazer a vista ativa de quem passa fome e necessidade e do outro lado, a medida que o cadastro é atualizado, vamos encontrar quem não tem direito fazer providências para desligamento para que possamos ter a implantação com segurança do novo Bolsa Família”,  ressaltou Wellington Dias.

De acordo com o ministro, uma equipe sua estará em diálogo com a Sasc do Piauí para que sejam transmitidos tudo que for necessário nessa para implementação dessa nova fase do Bolsa Família. O mesmo será feito para as secretarias de outros estados brasileiros.

Além de ter o Piauí como modelo, Wellington Dias também poderá usar um programa copiar o modelo do programa estadual que destina um benefício para famílias de órfãos da Covid-19. Pessoas que perderam os genitores durante o período mais severo da Pandemia. A ideia é um programa similar seja instituído a nível nacional.

Ministro quer organizar Plano Social em todos os Estados (foto: Jailson Soares / PD)

O governador Rafael Fonteles destacou que sua gestão está alinhada com a do novo ministro.  “Tratamos de ações e políticas públicas de combate à fome e redução da pobreza no Piauí e no Brasil. Temos muitos projetos e ideias para melhorar a vida das pessoas mais vulneráveis. E tenho convicção de que uma ação conjunta entre Governo do Estado e Ministério do Desenvolvimento Social dará mais eficácia na execução desses projetos, com resultados e benefícios concretos para a nossa população”, ressaltou.

Ainda hoje, o Ministro tem uma reunião com o presidente da Associação de Municípios Piauienses, que é presidida pelo prefeito Toninho de Caridade. Na ocasião, Wellington Dias vai tratar sobre um evento preparatório que vai organizar em cada Estado, para o Plano Social. Esse plano é o responsável pelo planejamento estratégico da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), executado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em todo Brasil.

Comente aqui