MINISTÉRIO DO TRABALHO SERÁ INCORPORADO

Bolsonaro revelou intenção de fazer a fusão (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

O presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (7) que o Ministério do Trabalho será incorporado “a algum ministério”. Sem entrar em detalhes, o militar não disse a qual ministério ficaria a responsabilidade das políticas trabalhistas.

Bolsonaro deu a declaração após almoço no STJ (Superior Tribunal de Justiça), oferecido pelo presidente do tribunal, o ministro João Otávio de Noronha, do qual também participou o juiz Sérgio Moro, futuro ministro da Justiça e Segurança Pública.

As especulações sobre o fim da pasta iniciaram após o presidente eleito afirmar que iria reduzir o número de ministérios. A pasta comemorará 88 anos em 26 de novembro.

Na terça-feira (6), em meio às especulações sobre a incorporação, o Ministério do Trabalho divulgou nota na qual afirma que a pasta é “seguramente capaz de coordenar as forças produtivas” e “buscar o pleno emprego e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”.

O Ministério do Trabalho é o responsável por elaborar políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, além da modernização das relações de trabalho. Além disso, a pasta também é responsável por realizar a fiscalização dos postos de trabalho; participar da elaboração de políticas salariais e de desenvolvimento profissional.

Eis a íntegra da nota do Ministério do Trabalho:
“O Ministério do Trabalho, criado com o espírito revolucionário de harmonizar as relações entre capital e trabalho em favor do progresso do Brasil, completa 88 anos de existência no próximo dia 26 de novembro e se mantém desde sempre como a casa materna dos maiores anseios da classe trabalhadora e do empresariado moderno, que, unidos, buscam o melhor para todos os brasileiros.

O futuro do trabalho e suas múltiplas e complexas relações precisam de um ambiente institucional adequado para a sua compatibilização produtiva, e o Ministério do Trabalho, que recebeu profundas melhorias nos últimos meses, é seguramente capaz de coordenar as forças produtivas no melhor caminho a ser trilhado pela nação brasileira, na efetivação do comando constitucional de buscar o pleno emprego e a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.”

Fonte: Poder360

Comente aqui