LULA RECEBE TÍTULO NA UFPI, DESTACA LEGADO NA EDUCAÇÃO E CRITICA ELITES

Por Gustavo Almeida

Ex-presidente recebeu honraria na UFPI (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na manhã desta segunda-feira (4) o título de doutor honoris causa na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com a presença de autoridades políticas, professores e militantes, ele foi agraciado com a honraria em cerimônia no Cine Teatro da instituição. No discurso, Lula dedicou o título a dona Marisa Letícia e lembrou dos programas que aumentaram o acesso de mais brasileiros ao ensino superior.

“Eu tenho um carinho especial pelo Piauí porque talvez tenha sido o estado brasileiro que mais sofreu com o preconceito e a injustiça ao longo da história do nosso país. Um povo valente, trabalhador, criativo, durante muito tempo foi renegado pelas elites que mandavam no estado e pelos que governavam em Brasília. Por isso, quando fui presidente decidi iniciar pelo Piauí políticas destinadas a melhorar vida do povo e tirar o Brasil do atraso”, falou.

Bastante aplaudido pela militância e pelos aliados políticos que estavam presentes, o petista falou sobre o avanço do ensino superior nos últimos anos e disse que seu governo foi responsável pela melhoria na estrutura das universidades públicas brasileiras. Lula falou ainda que, antes dele, todos os ex-presidentes do Brasil tinham diploma universitário e mesmo assim não proporcionaram a expansão do ensino no país.

Lula criticou as elites durante discurso (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

“Eu posso dizer aqui na frente do Conselho Universitário. Nunca antes da história do Brasil um presidente da República se reuniu com reitores. E eu, durante oito anos, todo ano me reuni com todos os reitores das universidades juntos. E nada me aconteceu a não ser me ajudarem a governar esse país, dar conselho, dar palpite e pauta de reivindicação. E antes todos os presidentes tinham diplomas universitários”, falou.

O ex-presidente manteve um discurso crítico sobre as elites brasileiras e disse que os poderosos não gostam de ver o filho do pobre ingressando numa universidade e conquistando um diploma de curso superior.

“O cara que é doutor acha que está tudo resolvido e não tem problema, pois o filho já está de barato que vai ser doutor também. Agora um pião sabe que, para o filho ser doutor, ele tem que ralar. Nos nove estados do Nordeste o número de matrículas no ensino superior passou de 500 mil para um milhão e seiscentos mil e hoje a região tem 20% da população universitária do país, superando pela primeira vez a região Sul”, falou o ex-presidente.

Comente aqui