“OPOSIÇÃO PRECISA SE UNIR PRA SOBREVIVER”

O presidente da Câmara de Teresina e deputado estadual eleito, vereador Jeová Alencar (Republicanos), concedeu entrevista ao Política Dinâmica e destacou como a oposição deve seguir na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a partir da nova legislatura de 2023. O futuro deputado também destacou como deverá ser sua relação com o grupo do deputado estadual e presidente da Alepi, Themístocles Filho (MDB), que se elegeu vice-governador do Piauí na chapa do governador eleito Rafael Fonteles (PT), à qual Jeová fez oposição nas eleições de 2022.

Apesar de estarem em lados opostos, Jeová Alencar e Themístocles mantém relação próxima na política (foto: Jailson Soares/ PD)

“O Themístocles continua meu amigo. Ele acreditou num projeto, eu acreditei e continuo acreditando em outro, mas isso faz parte do processo democrático”, ressaltou Jeová. Vale lembrar que o vereador esteve no mesmo grupo de Themístocles no apoio à campanha de Doutor Pessoa para prefeito de Teresina nas eleições municipais de 2020.

PRESIDENTE DA ALEPI

Sobre as eleições para presidente da Alepi em 2023, Jeová destacou que ninguém ainda o procurou para pedir qualquer apoio, mas já está definido que o grupo da oposição deverá escolher um único candidato. “Ninguém conversou comigo, acredito que lá pro final de dezembro, começo de janeiro, já devemos ter esses contatos. É uma eleição que ninguém pode ter ansiedade, eu muito mesmo que vou ser só eleitor”, revelou Jeová, descartando qualquer intenção de candidatar a presidente da Assembleia.

Jeová disse que participar da eleição para presidente da Alepi apenas como eleitor (foto: Jailson Soares/ PD)

CANDIDATO DA OPOSIÇÃO

Sobre a possibilidade da oposição, liderada pelo Progressistas, ter um candidato à presidência da Alepi, Jeová disse não ter sido informado sobre o assunto. Nos bastidores, circula a informação que a deputada estadual eleita Bárbara do Firmino (Progressistas) poderia ser candidata à presidenta da Alepi.

“Eu não fui comunicado de nenhum candidato. Tivemos uma reunião da oposição, onde foi decidido apenas que marcharemos unidos, mas não foi deliberado nada sobre candidatura. A política é arte do diálogo, essa é uma eleição dificílima, e não dá pra ter ansiedade, agora é um dia a cada passo. Qualquer um dos trinta parlamentares tem capacidade para administrar aquela casa. Vamos esperar”, ponderou Alencar.

Jeová Alencar é uma das apostas da oposição para as eleições municipais de 2024 (foto: Jailson Soares/ PD)

O deputado eleito Jeová Alencar afirmou ainda que espera que a oposição permaneça unida e vote unida nas decisões que precisarem tomar. “Espero que seja assim, é uma questão de sobrevivência e fortalecimento, precisamos estar unidos”, finalizou.

Comente aqui