“ASSEMBLEIA SOFRE ATAQUE DO GOVERNO”, AFIRMA LUCIANO NUNES

A oposição ao Governo do Estado na Assembleia Legislativa do Piauí votou contrária à mensagem 40 do Projeto de Lei 15290/17 tanto em apreciação na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, como em votação em plenário na manhã desta quarta-feira. De acordo com o deputado estadual Luciano Nunes, a discussão e apreciação da matéria foi prejudicada pela forma atropelada do Governo de demonstrar sua força.

Deputado de oposição critica maneira como governo conduziu votação (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

“Presenciamos na Assembleia Legislativa do Piauí um ataque ao Poder Legislativo por parte do Governo do Estado. Infelizmente, a discussão e apreciação da mensagem 40 do Projeto de Lei 15290/17, que prevê aumento de impostos e de depósitos de recursos de empréstimos na conta única do Estado, foi prejudicada pela forma atropelada do Governo de demonstrar sua força. A oposição na Casa Legislativa defendeu os interesses do nosso povo ao votar contrária à proposta e por não acatar as manobras do Governo, como a que presenciamos hoje com a mudança de membros da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação para votação, medida contrária ao Regimento Interno da casa, bem como a retirada de deputados suplentes que demonstraram ser contrários à matéria”, disse.

Luciano Nunes afirmou ainda que o projeto chegou camuflado, cheio de “monstruosidades” que penalizam, especialmente, a população mais carente do Estado na forma de aumento de impostos. “O projeto veio para esta Casa de forma camuflada na forma de Refis, mas que vem pra penalizar o povo do Piauí, quando no seu interior traz um aumento abusivo de impostos. Fomos propositivos e lamentamos a postura do Governo que não admite ser contrariado. Esse Projeto de Lei que foi aprovado hoje pela base governista na Assembleia Legislativa representa uma maldade e quem vai pagar por isso é o cidadão piauiense”, afirmou o deputado.

Os deputados antes da reunião na Comissão tinham solicitado ao secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, esclarecimentos sobre algumas questões como quanto implicará a renúncia fiscal prevista no Projeto de Lei igual a estimativa de receita com aplicação de recuperação de crédito e qual a estimativa de orçamento de arrecadação com a majoração dos impostos do refeito projeto. Foi solicitada ainda uma planilha comparativa das alíquotas de ICMS cobrados pelos estados da região Nordeste referente a comercialização de fumo e seus derivados, combustíveis líquidos derivados do petróleo e comunicação, informações que se destinam ao cumprimento estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. No entanto, as informações não foram encaminhadas para a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação.

FONTE: ASCOM

Comente aqui