LANÇADO PROJETO VILA BAIRRO

FOTO: Rômulo Piauilino - Ascom Prefeitura Municipal de Teresina

Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de Teresina lançou o programa de fortalecimento da segurança municipal, o Vila Bairro Segurança. A ideia visa promover a inclusão social dos setores mais vulneráveis e aumentar a sensação de segurança da população de Teresina. A solenidade aconteceu no Teatro do Boi, bairro Matadouro, e contou com a presença de autoridades políticas, dentre elas, o prefeito Firmino Filho, representantes da segurança pública e a população em geral.

Inicialmente, o programa, realizado por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), ocorrerá nos 13 bairros que formam o Programa Lagoas do Norte, que, juntos, contabilizam mais de 92 mil habitantes. O Vila Bairro Segurança terá três frentes de ação: a prevenção, que aborda dois níveis: primário e secundário; a proteção, com ações articuladas nas três instâncias – Municipal, Estadual e Federal; e a Frente de Pesquisa e Monitoramento.

O evento marcou ainda a assinatura do Termo de Convênio de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça do Piauí, Ministério Público, Governo do Estado e suas secretarias; Prefeitura e respectivas secretarias. “Queremos superar a criminalidade, um problema que acontece nas mais diversas cidades do nosso país, e em Teresina não é diferente. O Vila Bairro Segurança é uma pequena semente que estamos plantando para alcançarmos o nosso objetivo, de fortalecer a segurança em nossa capital e vencer a criminalidade”, declarou o prefeito Firmino Filho, que discursou no evento.

Dentre os projetos que integram o Vila Bairro Segurança, três já iniciarão no mês de fevereiro, sendo eles: o Educando para Prevenir; a Operação Blitz Sufoco e o Teresina Protege. “Fizemos toda uma trajetória, articulando vários projetos de proteção, de educação e de pesquisa na área de segurança. O Vila Bairro Segurança é a parcela de contribuição que a Prefeitura quer dar na luta contra a violência. Estamos certos dos resultados positivos que essa experiência vai trazer para a região do Lagoas do Norte”, enfatizou Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

O presidente do Comitê do Lagoas do Norte, Albertino Ribeiro, também celebrou as ações que serão executadas pelo Vila Bairro Segurança na região. “Nós fomos escolhidos para o início desse projeto, que será de grande importância, não só para nós, mas para toda Teresina. Queremos que o projeto dê certo e beneficie a nossa população. E mais para frente, que ele seja executado em toda a nossa cidade. Nossa região está muito feliz com essa conquista”, revelou Albertino Ribeiro.

Educando para prevenir, Teresina Protege e Blitz Sufoco

Ainda no ano de 2017, o Educando para Prevenir, projeto que consiste em trabalhar a prevenção às drogas nas escolas públicas municipais dos 13 bairros que compõem o Projeto Lagoas do Norte, realizou ações iniciais. A ação foi executada em seis escolas do município e contemplou 800 alunos. O Teresina Protege pretende realizar operações em um raio de 100 metros dos bares com registros de homicídios na região do entorno do Lagoas do Norte.

A ação se deve a um estudo de mapeamento realizado pela Semcaspi, no período de 2013-2016, que indicou um aumento no número de homicídios no entorno de bares, com mais frequência nos dias de quinta-feira, sexta-feira e sábado. Ainda segundo o estudo feito pela Semcaspi, a maior parte dos homicídios foi de jovens menores de idade. Por isso, a equipe vai dispor de representantes do Conselho Tutelar, do Ministério Público (47º Promotoria – Infância e Juventude), do Juizado da Infância e da Juventude, da SDU/CENTRO NORTE, da Guarda Municipal e da Polícia Militar no Teresina Protege.

Já a Operação Blitz Sufoco é um projeto de desarmamento e controle de condutores embriagados nos 13 bairros que se localizam na região do Lagoas do Norte. As operações vão contar com a Guarda Municipal, com a equipe de Fiscalização do STRANS e com a Polícia Militar. Os 13 bairros que serão assistidos pelo projeto são: o Acarape; Aeroporto; Alto Alegre; Itaperu; Mafrense; Matadouro; Mocambinho; Nova Brasília; Olarias; Parque Alvorada; Poti Velho; São Francisco e São Joaquim.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA

Comente aqui