JÚLIO CÉSAR: BOLSONARO SÓ EM BRASÍLIA

Júlio César (PSD) é o deputado federal do Piauí mais alinhado ao governo Jair Bolsonaro (PL) nas votações da Câmara Federal. Ele mantém estreita relação pessoal com o presidente, mas estará no palanque do principal adversário do bolsonarismo: o deputado piauiense pedirá voto para Lula, do PT, nas eleições de outubro deste ano. 

“A opção que nós fizemos foi pela coligação. E a nossa coligação apoia o Lula”, declarou ao Política Dinâmica.

Júlio César é um dos representantes da agropecuária, do municipalismo e goza de prestígio entre os parlamentares e como o presidente Bolsonaro (Foto: Reprodução | PD)

Segundo o Radar do Congresso, do site Congresso Em Foco, Júlio Cesar foi favorável ao governo em 95% das pautas que foram a votação em plenário, se tornando assim o parlamentar piauiense mais "bolsonarista" na Casa.

Nas redes sociais, o deputado já divulgou vídeo ao lado de Bolsonaro no avião presidencial e não esconde a facilidade que tem em despachar com o presidente. É recebido com constância no Palácio do Planalto.

Porém, nada disso torna Júlio César um cabo eleitoral do presidente em sua tentativa de reeleição, é bom jair se acostumando! 

No Piauí, o deputado comanda o PSD, integra a base do governo petista -- que terá Rarafel Fonteles como candidato ao governo -- e indicará a primeira suplente na chapa de Wellington Dias (PT) para o Senado -- ao que tudo indica, sua esposa, Jussara Lima.

A declaração de voto em Lula leva em consideração também o capital eleitoral que o ex-presidente possui no estado e a consequente rejeição a Bolsonaro. Júlio César tem mais de 40 prefeitos no interior do Piauí, o que seria um sacrifício colar sua imagem com a do presidente e ainda sofrer a resistência dos prefeitos, que teriam dificuldades em pedir voto para uma aliado de Bolsonaro em pleno reduto lulista.

Júlio César comanda o PSD, importante partido da base governistas no Piauí, e defensor com a da candidatura de Rafael Fonteles para o Palácio de Karnak (Foto: Jailson Soares / PD)

O deputado estadual Georgiano Neto -- outro líder do partido e que goza de prestígio com muitos prefeitos -- concorda com a posição do pai. Para ele, o PSD apoia o nome de Rafael Fonteles e deve fidelidade a toda a chapa governista. “Nós pertencemos a base do governo, que tem como pré-candidato o secretário Rafael Fonteles e com certeza vamos acompanhar toda essa chapa. Vamos acompanhar a chapa do governador Wellington”, disse Georgiano.

A lista de quem está com Bolsonaro em Brasília e nega apoio ao presidente no Piauí só cresce. 

Se seu principal ministro, Ciro Nogueira, age assim, provavelmente outros políticos se sentem confortáveis para fazer o mesmo.

Comente aqui