JEOVÁ DECIDE APOIAR FRANZÉ PARA ALEPI

Apesar de dias atrás falar em entrevista que “deixaria as águas passarem” para decidir em quem votaria para presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) que ocorrerão em fevereiro de 2023, o vereador e deputado estadual eleito, Jeová Alencar (Republicanos), parece já ter tomado a sua decisão. E anunciou apoio a candidatura do deputado estadual reeleito Franzé Silva (PT).

Jeová Alencar decidi apoiar deputado do PT para presidência da Alepi (foto: Jailson Soares/ PD)

Atualmente, dois nomes já foram colocados como pré-candidatos a presidência da Alepi em 2023: o de Franzé Silva e o do deputado estadual Severo Eulálio (MDB). Como ambos os candidatos integram a base do futuro governador Rafael Fonteles (PT), os candidatos estão em disputa pelos demais 28 votos dos colegas parlamentares que escolherão o novo presidente.

VANTAGEM

O PT sai na frente por ter eleito 12 dos 30 deputados estaduais na última eleição de 2022. Agora com o voto declarado de Jeová, o partido sobe para 13 votos, podendo ainda contar como quase certo o voto do deputado estadual reeleito Evaldo Gomes (Solidariedade) que costuma tomar suas decisões quase sempre em apoio ao partido do atual governo, o PT. Assim, com 14 votos, o deputado Franzé só precisaria do voto de mais um parlamentar para conquistar a presidência.

Somando 15 votos, o deputado petista poderia empatar com o outro candidato Severo Eulálio (MDB) que, também, somaria 15 votos. Porém, em caso de empate na eleição para presidência da Alepi, é declarado vencedor o candidato com maior idade. Neste caso, Franzé, com 56 anos em fevereiro de 2023 tem mais esta vantagem sobre Severo, com tem apenas 39 anos.

Nas eleição, recente, de 2022, Jeová Alencar foi eleito deputado marchando ao lado do grupo de oposição (foto: Jailson Soares/ PD)

Pro lado emedebista, que elegeu nove deputados estaduais na última eleição, caberia convencer os sete deputados do Progressistas, eleitos pela oposição, a votarem em Severo Eulálio (MDB). Do lado Progressistas, os parlamentares e futuros deputados que já conversaram com nossa equipe garantiram que a oposição votará unida na eleição da Alepi, ou pelo menos, a oposição composta pelos Progressistas.

Comente aqui