NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL DO PIAUÍ PASSA POR CURSO DE FORMAÇÃO

Por Gustavo Almeida

Delegados Carlos César Camelo e Riedel Batista com Romano Costa, membro da Senasp (no centro) (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Piauí está passando por um curso especial com foco na prevenção de vazamentos. O aperfeiçoamento é aplicado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e terá duração de uma semana na capital piauiense. O curso foi aberto na segunda-feira (5) em um hotel de Teresina.

O objetivo principal é aprimorar técnicas e garantir a segurança de informações sigilosas dentro das próprias ações de inteligência, para evitar que ocorram vazamentos que prejudiquem o andamento de investigações. É uma medida com vistas a proteger o próprio trabalho do Núcleo de Inteligência da polícia.

“Esse curso faz parte de um programa de cursos da Coordenação Geral de Inteligência da Senasp. Tem como foco a proteção e a salva guarda das informações produzidas pela área de inteligência daqui do Piauí e do Nordeste do Brasil. Outro foco é a integração entre as agências do Piauí como também das comunidades de inteligência do Brasil”, disse Romano Costa, da Coordenação Geral de Inteligência da Senasp.

O curso envolve ainda segurança das instalações físicas e do setor de Tecnologia da Informação do Núcleo de Inteligência. Participam do curso profissionais de diversos níveis na área de inteligência da Polícia Civil como agentes, delegados, oficiais e praças de vários estados da região Nordeste.

Profissionais durante treinamento em Teresina (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

De acordo com o delegado Carlos César Camelo, chefe do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, a troca de informações é crucial. Até mesmo membros da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) também estão envolvidos na troca de experiências no curso. Segundo ele, quando há vazamento de informações todo um trabalho de investigação fica comprometido.

“No Piauí já ocorreu [vazamento de informação de operação] no passado. A gente procura manter em sigilo essas questões. Até o prejuízo causado é analisado dentro do âmbito da Inteligência, a Secretaria de Segurança é avisada e são adotadas medidas. Vazamentos ocorrem eventualmente e a gente trabalha para que isso não volte mais a ocorrer ou dificulte bastante esse tipo de ocorrência que é muito prejudicial”, disse Carlos César.

Comente aqui