PROFESSORES DO PIAUÍ FAZEM CARTA PELA DEMOCRACIA

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (29/07) o movimento "Mais Democracia", que é organizado por um grupo de professores e cidadãos piauienses em defesa da Constituição Federal e da democracia no Brasil. Segundo Washington Bonfim, professor da UFPI, o objetivo do encontro é discutir o autoritarismo e as ameaças reais ao sistema democrático brasileiro.

Washington Bonfim destacou que movimento é idealizado desde março deste ano após percepção de que uma ruptura institucional passou a ter chances reais de acontecer (foto: Jailson Soares / PD)

O movimento foi idealizado ainda no mês de maio deste ano e conta com cerca de 20 professores da UFPI, IFPI, UESPI, movimentos populares e intelectuais. “Está ação é discutida há três meses quando pensamos qual a contribuição que poderíamos dar como intelectuais e formadores de novas gerações para este momento tão grave da política brasileira. Sabemos que há um risco de ruptura inconstitucional com a nossa democracia e disso surgiu esse movimento iniciado por esta carta para comunidade piauiense”, explicou.

Ainda segundo o professor, essa ação coincide com outras que já acontecem por todo Brasil, como uma recente feita na USP em São Paulo. “Essa é uma ação nossa para os formadores de opinião e toda sociedade possam entender os riscos que corremos neste processo eleitoral de 2022. Por isso, convidamos as pessoas em geral para este movimento pluripartidário e que tem como tema maior a democracia”, ressalta.

Formadores de opinião, intelectuais e líderes de movimentos sociais se uniram para defender a democracia (foto: Jailson Soares / PD)

Washington Bonfim explicou ainda que, além de publicar a Carta aos Piauienses em Favor da Democracia, o movimento vai ter discussões e um espaço para publicação de artigos e textos dos envolvidos no portal OEstadodoPiaui.com.


VEJA CARTA NA ÍNTEGRA!

Comente aqui