IBGE E TSE LANÇAM INFORMATIVO DOS MUNICÍPIOS

O chefe da Unidade Estadual do IBGE Leonardo Passos explicou que o sistema do instituto compreende uma base com mais de 600 milhões de dados. (Foto: Jailson Soares/PolíticaDinâmica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

Em evento para lançamento do informativo “O seu Município em números 2016”, promovido pela Unidade Estadual do IBGE no Piauí e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), na manhã dessa terça-feira (20), o chefe da Unidade Estadual do IBGE no Piauí Leonardo Santana Passos apresentou a cartilha desse ano e o sistema disponível na internet. Nela constam informações relevantes a respeito de cada um dos 5.570 municípios do Brasil.

Os dados, que representam “uma fotografia de cada município”, como destacou Leonardo Passos, podem ser acessados no endereço eletrônico do instituto. O documento reúne material colhido em pesquisas feitas pelo próprio instituto e por instituições parceiras, como o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O informativo foi preparado pelo IBGE com apoio do Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo é auxiliar as pessoas que concorrem à cargos políticos e os eleitores. Segundo Leonardo Passos, o período eleitoral é um momento marcante do exercício da cidadania e o IBGE, em sua missão, contribui para que ela seja exercida de forma plena. “Esse material tem o intuito de consolidar esses dados, para que eleitores conheçam melhor a realidade do seu município, bem como candidatos possam propor melhores políticas públicas”, explica.

Comente aqui