GOVERNO PROMETE APERTAR MAIS O CINTO

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Ontem (06), a notícia de que 71% dos municípios piauienses descumpriram a Lei de Responsabilidade Fiscal e ultrapassaram o gasto com pessoal foi o adiantamento para o discurso de arroxo das contratações e aumentos de salários também no Governo do Estado. Na última semana, o secretário de Administração e Previdência Franzé Silva afirmou que o governo havia ultrapassado o limite com gastos de pessoal.

Hoje (07), durante o lançamento do Planejamento Estratégico da Secretaria de Fazenda, Rafael Fonteles, à frente da pasta, garantiu que é hora do governo apertar ainda mais o cinto e de que, não há possibilidades de aumento ou contratações.

Secretário afirma que governo não tem chances de aumentar salários. (Foto: Jailson Soares / PolíticaDinâmica.com)

“O Estado ultrapassou o limite prudencial e agora a gente vai buscar medidas para cortar gastos com pessoal. Está em lei, não tem o que fazer. Temos que fazer tudo que for possível para fazer os reajustes. O gasto de pessoal tem que ter uma trajetória de crescimento mais suave. É nisso que vamos trabalhar”, afirma, enfatizando que o Governo deve dar prioridade aos acordos já feitos, como no caso da UESPI, mas que é impossível aumentar gastos com pessoal.

PLANEJAMENTO

Para garantir mais produtividade dentro da Secretaria de Fazenda e estabelecer metas para os próximos anos, a pasta organizou hoje uma reunião para debater com seus funcionários o planejamento estratégico de atuação para os próximos anos. O secretário afirma que essa é uma forma de garantir mais agilidade no trato financeiro do Estado.

Rafael defende que planejamento dará mais agilidade à Secretaria. (Foto: Jailson Soares / PolíticaDinâmica.com)

“É um momento de parar um pouco de pensar em curto prazo para pensar em médio e longo prazo da nossa instituição. É extremamente importante para apresentar caminhos e metas para incorporar nos servidores, para ter um caminho a seguir de aumento de produtividade. Estamos dando toda a importância”, assegura Rafael.

Comente aqui