Governo empossa conselho da Pessoa Negra

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Dando continuidade à série de ações desenvolvidas pela Secretaria de Justiça do Governo do Piauí, foi empossado nesta segunda-feira (17) os membros do Conselho Estadual da Pessoa Negra, às 10h, no Palácio de Karnak. O Conselho, que foi criado em 2002, teve sua estruturação agora e deverá trabalhar políticas de negros e negras no Estado.

De acordo com o secretário de Justiça Daniel Oliveira, o Conselho Estadual da Pessoa Negra vai reforçar as políticas inclusivas e melhorar o debate sobre cultura negra no Piauí. “Essa é uma ação diferente da Secretaria de Justiça, que não envolve o sistema prisional, mas que aumenta o diálogo com os movimentos sociais. Essa é uma outra atribuição da secretaria de justiça, que envolve um debate social importante”, afirma.

O governador Wellington Dias destacou a importância de criar debates dentro do próprio governo sobre problemas relacionados com discriminação racial e apontou a criação do Conselho como uma forma de garantir solução para possíveis preconceitos.

“Não se trata de um ato formal. Nós queremos que ele seja transformado no Conselho da Igualdade Racial, dando abertura para discussão em várias áreas. Ver onde tem discriminação e trabalhar para acabar com isso. O que está acontecendo com as mulheres negras que continua crescendo o número de morte de gestantes? Precisamos olhar para isso”, colocou.

Governador destaca que é preciso combater discriminação racial

Daniel Oliveira afirmou ainda que ampliar o debate social sobre a questão racial é uma prioridade nos dias de hoje. "É preciso ter consciência de que precisamos pregar a igualdade de direitos, garantindo justiça e cidadania a todos e quebrando preconceitos", completou.

Daniel defende que os direitos iguais devem ser respeitados.

O Conselho conta com 12 membros titulares e 12 suplentes, com representantes das secretarias de Justiça e de Educação, Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Agentes de Pastoral Negros, Núcleo Ifaradá da Universidade Federal do Piauí, OAB-PI, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Igrejas Evangélicas e outras entidades.

Comente aqui