GOVERNADOR QUER REUNIÃO COM OS TRÊS PODERES

O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias (PT), esteve visitando nessa última quinta-feira (26) visitando as obras do Centro de Convenções que agora é realizada por uma empresa através de uma Parceria Publica Privada (PPP), após 13 anos há espera da conclusão da obra pelo Governo. Na ocasião, o governador falou sobre a busca dos governadores por uma reunião com os três poderes institucionais, executivo, legislativo e judiciário.

“Eu como presidente do Comitê do Fórum dos Governadores do Nordeste já agendei um encontro para próxima quinta-feira com o presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM), e também devemos nos encontrarmos com o presidente da Câmara, o deputado Artur Lira (PP). Também fizemos o pedido e estamos aguardando uma posição para uma reunião com o presidente da República (Bolsonaro) ou com quem ele indicar, mas ainda não tivemos resposta”, ressalta Wellington Dias.

Wellington disse ainda que está previsto na ida para Brasília, na próxima semana, uma reunião com o poder judiciário. “Com os ministros do Supremo queremos discutir a situação de precatórios que, por decisão em última instância, já deveriam ter sido pagos pelo Governo Federal aos estados. Porém, o executivo ainda tenta negociar e parcelar esse pagamento, mesmo já havendo essas decisões. Além disso, tratarmos de outros assuntos pertinentes aos Estados”, explicou.

Sobre qual seria a conversa dos governadores com o presidente da República, Wellington destaca que será discutido a “Pauta Brasil”. “Esse é um momento que buscamos serenidade, um diálogo para que seja discutido como pode acontecer um investimento público e privado que possa garantir emprego e renda ao nosso povo. Temos também um conjunto de ações que dependem do Executivo e é necessário o casamento dessas ações, obras com recursos Federais, estaduais e municipais. Como por exemplo, a nova Barragem de Algodões, lá o que falta é só o dinheiro para realizara obra. Temos também a Ferrovia Transnordestina e outras ações para todos os estados”, afirma.

VAGA NO TCE

Sobre a escolha do novo conselheiro do TCE que deve ocorrer no próximo dia 16 de setembro pelos 30 deputados da Alepi, o governador Wellington Dias disse que tem acompanhando a questão e até fez um apelo para que houvesse um entendimento e diálogo entre os deputados, mas ponderou que a decisão é da Assembleia Legislativa do Piauí.

Nessa eleição, o PT do governador está trabalhando para garantir o apoio necessário para que a deputada Flora Isabel (PT), que é candidata a vaga de conselheira, consiga a maioria dos votos dos colegas deputados.

CIRO NOGUEIRA        

Sobre o recente anúncio do presidente estadual do PP, deputado Júlio Arcoverde, que o ministro Ciro Nogueira não pretende ser mais candidato ao governo do Piauí nas próximas eleições, o governador preferiu não comentar a decisão do ministro que seria o principal adversário do candidato do PT em 2022.

“Quero manter com o Ciro uma relação serena e correta, atuamos por muitas vezes do mesmo lado, tanto do lado do governo como pela oposição. Agora, acredito que todos nós esperamos da parte dele é que tenhamos a capacidade de investimento e respostas que são importantes para o Piauí, independente de partido”, conclui Wellington Dias.

Comente aqui