GOVERNADOR EVITA FALAR SOBRE CRIAÇÃO DE CPI DA AGESPISA

por Mírian Teles

O governador Wellington Dias, divulgou na manhã desta quinta-feira (09), no Palácio de Karnak, os números oficiais da primeira etapa de vacinação contra febre aftosa no Piauí. O estado superou a meta de imunização do gado estabelecida pelo Ministério da Agricultura e segue como zona livre da aftosa.

Foram apresentados os números da vacinação da febre aftosa no Piauí. Em 2015, foram vacinados 97,16% do gado bovino no estado, o que corresponde a cerca de 1,670 milhão de cabeças de gado. A valorização dos animais é outro aspecto importante. Cinco anos atrás, quando o Piauí era área de risco desconhecido de aftosa, um bezerro custava em média R$ 200. Agora, em algumas regiões do estado, o filhote chega a R$ 800.

Wellington Dias durante anuncio dos resultados da vacinação contra Febre Aftosa/ Foto: Jaílson Soares/ Politica Dinâmica

O governador disse ainda que quando o Piauí se tornar área livre de aftosa, as verbas para vacinação poderão ser destinadas a outros investimentos. “Vamos continuar com a qualidade da vacinação, mas temos que melhorar as condições do abate, com a criação de matadouros adequados conforme as normas da Anvisa e também termos melhores condições de abastecimento de leite pasteurizado, com as devidas fiscalizações para que, com isso, possamos começar a exportar os nossos produtos para outros estados”, declarou Dias.

O Piauí chegou ao status de área livre da aftosa com vacinação em 2014.

CRISE DA AGESPISA

Durante a solenidade, o chefe do executivo evitou falar sobre a crise da Agespisa e a tentativa de implantação da CPI no órgão, e reiterou que não lhe cabe qualquer decisão sobre o assunto, mas que o Governo vai trabalhar para fazer com que os serviços de água cheguem à população com a maior qualidade possível.

Wellington Dias evitou falar sobre a crise da Agespisa e a tentativa de implantação da CPI no órgão/ Foto: Jaílson Soares /Politica Dinâmica

“Estaremos trabalhando muito para que todos os diretores do quadro próprio da Agespisa possam exercer sua função de modo a garantir um serviço de água de qualidade. Com o resultado do modelo autorizado com contrato, vamos investir recursos da empresa em estações de tratamento, distribuição e gestão. Acredito que, com a instalação do Instituto de Águas, que será uma parceria público-privada, vamos conseguir disponibilizar o serviço com anos-luz de velocidade à frente do que conseguimos fazer hoje em dia com o repasse da União”, finalizou Wellington Dias.

Comente aqui