PIAUÍ VAI PEGAR EMPRÉSTIMOS

Por Marcos Melo


O Governo do Estado já está se preparando para contrair novos empréstimos. O motivo é simples: como o Piauí é superdependente das transferências do Governo Federal e elas estão cada vez menores, a saída para manter a economia do estado aquecida seriam novas operações de crédito junto a instituições financeiras.

A informação parte do secretário de Administração, Franzé Silva. Ele esteve presente na posse de Fábio Abreu, novo secretário de Segurança, que ocorreu na sede do batalhão do RONE. Franzé argumentou que o primeiro passo para "arrumar a casa" foi dado com o enxugamento da folha de pessoal, mas ressalta que isso não é suficiente para evitar uma situação econômica difícil.


Franzé Silva é enfático ao dizer que a economia do Piauí depende muito do Governo em dia com seus pagamentos e realizando obras

“Vamos continuar fazendo contenção de gastos de pessoal e uma articulação de crescimento da receita própria. Lá atrás eu dizia, a receita própria só cresce se a economia estiver ativa, então vamos ter que trazer recursos de convênios, trazer recursos de operação de crédito para girar a economia e fazer o ICMS crescer”, explica.

Para o Secretário é um quadro complicado e necessita de observação e cuidado para que se mantenha o crescimento sem ultrapassar os limites fiscais novamente. Hoje, o Piauí tem uma capacidade de endividamento na ordem de R$ 3bilhões.

Comente aqui