Flávio Nogueira elogia trabalho de Marcelo Castro

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

O deputado federal Flávio Nogueira (PDT) usou da tribuna da Câmara Federal para elogiar o trabalho que tem sido desempenhado pelo ministro da Saúde, o piauiense Marcelo Castro (PMDB), na observância dos casos de microcefalia no país. De acordo com Nogueira, o Ministério tem tomados medidas importantes para combater o problema. O discurso selou uma aproximação mais direta entre os dois políticos piauienses. 

Deputado elogiou Ministro Marcelo Castro. (Foto: Jailson Soares / Política Dinâmica)

“Não é fácil para um Ministro de Estado, principalmente para o Ministro da Saúde, enfrentar um problema tão sério como o dessa nova doença. Os próprios cientistas não têm conhecimento sobre a doença e suas complicações. Fala-se em microcefalia, mas não sabemos mais sobre essa doença. Por isso, o nosso grande inimigo é o mosquito Aedes aegypti. É sobre ele que mais sabemos. Devemos tomar todas as medidas a partir dele. É importante que o conjunto da sociedade brasileira participe. É isso que o Ministério da Saúde está fazendo, está chamando para participar dessa luta a população e todas as administrações federal, estadual e municipal”, afirmou.

O parlamentar ainda solicitou ao ministro que fossem realizadas classificações para melhor entendimento dos sintomas específicos do zika vírus, também em alerta no Ministério da Saúde, com possível correlação com os casos de microcefalia.

“Eu apenas pediria ao Ministério da Saúde que criasse uma Classificação Internacional de Doenças - CID específica, para que pudessem notificar por inteiro, com mais fidelidade, não como febres outras, mas como febre do zika vírus. Temos que lembrar que este mosquito não é apenas responsável pelo vírus da zika, mas também por outros quatro tipos de doença: a dengue, com seus dois tipos, a chikungunya e a febre amarela”, finalizou. 

Comente aqui