Firmino vai mal

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Foi divulgada ontem (20) a pesquisa de intensão de votos para prefeitura de Teresina nas eleições que devem acontecer neste ano de 2016, realizada pelo Instituto de Pesquisa Opinar. Com uma amostragem de 1000 (mil) entrevistados, a pesquisa ouviu eleitores de Teresina, com 16 ou mais anos de idade.

Senador Elmano desponta na pesquisa. (Fotos: Jailson Soares / Política Dinâmica)

No campo da pesquisa estimulada, onde foram apresentados possíveis cenários de campanha, o senador Elmano Férrer (PTB) lidera as respostas. Com o fictício cenário de disputa entre ele e o atual prefeito Firmino Filho (PSDB), Elmano lidera com 44,40%, contra 30,30 de Firmino. Em uma disputa onde aparecem vários candidatos, o senador ainda se destaca com a maioria das intensões, levando 24% dos eleitores, seguido do deputado Estadual Dr. Pessoa (PSD), com 22,5% e Firmino com 18,9% das intensões.

Dr. Pessoa aparece em destaque nas opiniões.

O deputado Dr. Pessoa, por sinal, foi também destaque entre os entrevistados. Em um cenário onde disputariam apenas ele e Firmino, o deputado desponta com 49,10%, enquanto o atual prefeito ficaria com 26,60% das respostas.

A recusa por Firmino foi unânime na grande maioria das possibilidades de candidaturas. Além disso, o prefeito ainda levou a rejeição da maioria dos entrevistados. Quando lhes foi feita a pergunta “Se a eleição para prefeito de Teresina fosse hoje, e estes são os candidatos, em quem você NÃO votaria?”; uma parcela de 264 entrevistados, o equivalente a 26,40% do total, disse não votar em Firmino. O segundo com maior rejeição foi o senador Elmano Férrer, que apareceu com rejeição de 8,2%.

Prefeito teve grande rejeição entre os entrevistados.

Na pesquisa espontânea o prefeito se saiu um pouco melhor, ficando em primeiro lugar com 8,80% dos entrevistados. Em contrapartida, ele também foi o líder de rejeições nesse mesmo quesito da pesquisa, com um índice de 9,10%.

A pesquisa foi aplicada com nível de significância de 95%, com margem de erro de 2,98% para mais ou para menos. O pedido de pesquisa foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) sob o número de protocolo PI-01138/2016.

Comente aqui