FIRMINO REÚNE SECRETÁRIOS E ORDENA CORTAR GASTOS

por Lídia Brito

O prefeito Firmino Filho (PSDB) reuniu, pela primeira vez, a equipe dos novos secretários que irão assumir as pastas a partir de 1ª de janeiro de 2017. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira (13) na sede do Palácio da Cidade.

Na primeira fala oficial à equipe, Firmino Filho cobrou compromisso com a redução de gastos. Ele quer todas as secretarias empenhadas para que, em 2017, o município consiga fazer uma economia de R$ 60 milhões.

Em entrevista, o prefeito afirmou que o sacrifício será “universalizado” e todas as pastas devem ter o compromisso de cortar despesas. Para ele, se os cortes não forem realizados agora, Teresina correrá o risco de entrar em crise financeira como municípios de grandes estados como o Rio de Janeiro.

“Todos os setores terão redução de estrutura e de gastos. O sacrifício será em todas as pastas.

A redução de despesas em 2017 deve chegar em torno de R$ 60 milhões para fazer com que a cidade possa funcionar. Vários estados vivem em crise. Essa crise se espalha pelos municípios e queremos evitar que chegue a Teresina”, declarou.

EQUIPE NOVA COM VELHOS NOMES

No quarto mandato como prefeito, Firmino preferiu não arriscar e manteve praticamente a mesma equipe que o acompanhava desde 2013. Em algumas pastas ele manteve os atuais gestores e em outras fez apenas um rodízio, mantendo assim, velhos aliados na equipe de governo.

O prefeito defende que em momento de crise é preciso ter responsabilidade redobrada na nomeação dos secretários. “Queremos deixar uma marca de qualidade e para isso precisamos contar com uma equipe preparada. Não tem motivos para se alterar pastas de sucesso como a Educação. Mantemos em outras, nomes comprometidos com a nossa atuação com o Charles, Washington para não falar de todos”, declarou.

PRIORIDADES

A redução de gastos não será a única prioridade do tucano pelos próximos quatro anos. Ele listou metas para todas as áreas e falou de prioridades na Mobilidade Urbana, Saúde e Educação.

“Na mobilidade urbana vamos continuar com a ampliação da integração. As obras estão em andamento. Isso é importante. Na educação queremos universalizar o acesso ao ensino infantil. Queremos todas as crianças com acesso a creche. Na educação fundamental queremos ser a melhor capital do Brasil. Vamos focar nas escolas de tempo integral com uma estrutura de qualidade”, destacou.

ESCOLHA DA EQUIPE

Firmino Filho defendeu a equipe e diz ter priorizado o critério técnico apesar das interferências políticas. “Mesmo os escolhidos com origem política foram escolhidos por possuírem capacidade técnica. Equipe vitoriosa, trabalhadora e vai entregar muito resultado bom para Teresina. Eu defendo que é fundamental cumprir as metas do Plano de Governo nos próximos quatro anos. Estamos atravessando um momento de dificuldades e o importante é se adequar para que a cidade não sofra com a crise econômica”, argumentou. 

VEJA LISTA COMPLETA:

Sílvio Mendes na Saúde

Kleber Montezuma na Secretaria Educação

Fernando Said na Secretaria Comunicação

Aluísio Sampaio na Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Samuel Silveira na Secretaria de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas)

Washington Bonfim no Planejamento

Jalisson Hidd na Finanças

Renato Berger na Secretaria de Esporte e Lazer

Levino de Jesus na Eturb

Luis Carlos Martins Alves na Fundação Monsenhor Chaves

Manoel de Moura Neto na Administração

Charles da Silveira na Secretaria de Governo

Ricardo Bandeira na Economia Solidária (Semest)

Carlos Augusto Daniel na Strans

Paulo Dantas no IPMT

James Guerra na Fundação Wall Ferraz

Eduardo Aguiar na Prodater

Olavo Braz no Meio Ambiente

José João Braga na SDU Centro/Norte

Paulo Lopes na SDU Sul

Evandro Hidd na SDU Sudeste

João Pádua na SDU Leste

Ricardo do Rego Monteiro na SDR

Georgia Nunes na PGM

Edvaldo Marques na Arsete

Marcilane Gomes na Coordenadoria da Mulher

Marco Antônio Ayres na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Renato Berger na Secretaria de Esporte e Lazer

Zé Filho na Secretaria da Juventude

Luís Carlos Alves Fundação Cultural Monsenhor Chaves

Comente aqui