CHEGOU A HORA DE FALAR

por Erisnaldo Kaenga e Marcos Melo


O prefeito Firmino Filho iniciou neste sábado um movimento que promete se transformar numa batalha de marketing para a pré-campanha de sua reeleição. Foi durante o evento que renovou, por mais dois anos, o mandato do ex-vereador Chico Wilson como presidente do PSDB de Teresina. Em discurso feito a líderes de partidos de sua base aliada e, principalmente à militância tucana, Firmino afirmou que é "hora de mostrar a verdade" e convocou seus aliados e simpatizantes para fazer isso inclusive nas redes sociais. 

Firmino Filho sabe que tem pecado na comunicação de sua gestão e convocou a militância de seu partido para entrar na guerra de marketing nesta pré-campanha de reeleição (foto: Erisnaldo Kaenga / PoliticaDinamica.com)

Em sua fala, o prefeito justificou um problema que hoje é o ponto mais fraco de sua gestão na Prefeitura: a Comunicação. Segundo ele, “a política tende a prejudicar o processo de administração". Assim, sua decisão como gestor público foi, na primeira etapa de seu mandato, "arrumar a casa" e tocas as obras importantes da cidade. Agora, passado mais da metade de seu mandato e às vésperas da campanha de reeleição, é também chegada a hora de promover essas realizações. 

"O nosso foco está na administração. Então está na hora de começar a falar, porque a gente faz e não fala. Temos que botar o PSDB para falar a nossa verdade. Porque, se não, daqui a pouco as pessoas que gostam de cuspir em microfone começam a falar e as conversas deles começam a virar verdade”, disse Firmino, empolgado, aos presente ao evento. Ele não citou o nome do ex-prefeito de Teresina e atual senador Elmano Ferrer, nem de nenhum de seus opositores, mas deixou claro que dirigia a eles as críticas sobre "falar muito e fazer pouco".

Militância do PSDB parece ter ficado animada com as palavras do prefeito, mas ainda sente falta de proximidade com os líderes do partido (foto: Erisnaldo Kaenga / PoliticaDinamica.com)

Estavam presentes ao evento vários políticos aliados do prefeito: o deputado estadual Firmino Paulo, e os vereadores Edson Melo e Luiz Humberto "Sebim", ambos do PSDB, o vereador Luiz André, do PPS; os vereadores Tiago Vasconcelos e Caio Bucar, do PSB; e o vereador Jeová Alencar, do SDD. O deputado estadual Marden Menezes, presidente regional da sigla, passou rapidamente pelo evento, antes da chegada de Firmino. Já o ex-prefeito Silvio Mendes não foi, pois encontra-se em Fortaleza, em viagem programada antes da convenção.

MILITÂNCIA E REDES SOCIAIS

Firmino Filho deu a entender que será iniciada uma nova fase de comunicação de sua administração. Mas ressaltou que propaganda institucional não é a mesma coisa da propaganda política, esta última que deve ser defendida pelos militantes e amigos, principalmente nas redes sociais. “Temos que falar dentro desses meios, porque se nós não falarmos eles que estão falando, vão ser vencedores. Será que vamos perder essas conversas por conta de timidez? Acho que isso não deve acontecer. Devemos falar somente a verdade”, incentivou. 

Com mandato renovado, Chico Wilson afirmou em seu discurso que irá coordenar a militância do PSDB em favor da "boa imagem" da administração de Firmino (foto: Marcos Melo / PoliticaDinamica.com)

O prefeito disse ainda que, neste aspecto, as redes sociais não devem ser utilizadas para brigas improdutivas, mas para promover e divulgar as realizações da administração do PSDB em Teresina. Para "municiar" a defesa de sua reeleição, Firmino citou algumas obras e realizações feitas desde 2013. Nesse sentido, ganharam destaque a licitação do transporte urbano da capital, a atual construção dos terminais de integração, o asfaltamento das vias urbanas e rurais, as novas vagas em escolas municipais, as reformas dessas unidades e dos hospitais municipais. Além disso, citou a política de estímulo à economia em Teresina que, em pouco mais de um ano, abriu mais de 10 mil novas vagas de emprego.

Comente aqui