FEDERAÇÃO DO PP E UNIÃO BRASIL DEVE SAIR EM 10 DIAS

O ex-ministro da Casa Civil e senador Ciro Nogueira (Progressistas) reuniu na manhã desta segunda-feira (6) a cúpula do seu partido para discutirem os rumos da sigla nas próximas eleições de 2024 na disputa pela prefeitura de Teresina (PI) e das maiores cidades do interior.  Além de definir estratégias, o senador falou sobre a possibilidade de uma federalização entre o Progressistas (PP) e o União Brasil (UB).  

Senador acreditar que federalização vai deixar o PP e o União Brasil como o partido mais força do país (foto: Jailson Soares/ PD)

Segundo o senador, que foi o presidente do Progressistas nos últimos anos, a federalização entre as siglas deve sair nos próximos 10 dias. Caso se concretizem a união, a sigla passaria a se chamar “União Progressista” e ficaria com a maior bancada de deputados federais na Câmara, somando 107 parlamentares, número maior que a bancada do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que possuí 99 parlamentares.  

A federalização das siglas passa por acordos e conversas comandadas pelo senador Ciro Nogueira, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP), e o presidente do UB, Luciano Bivar.  “Acredito que nos próximos 10 dias devemos anunciar ou não essa Federação. Se concretizada, terá um capital político muito grande, se tornando o maior da Câmara e do Senado, e isso vem para fortalecer. Mas, um casamento tem que se quando os dois querem. Nós, ainda, estamos avaliando tanto para o Progressistas quanto do lado do União Brasil”, destacou Ciro Nogueira. 

No Piauí, Ciro já articula com aliados do Progressistas para as campanhas municipais de 2024 (foto: Jailson Soares/ PD)

Com a federalização, o partido União Progressista, também, teria o maior número de cadeiras no Senado somando 16 no total, sendo 10 do UB e 6 do PP. Atualmente, o PL tem o maior número de cadeiras com 14 senadores.  

Comente aqui