FACHIN MANDA APURAR SE CUNHA COMPROU VOTOS

INVESTIGAÇÃO VAI APURAR SE O EX-DEPUTADO FEDERAL COMPROU VOTOS PARA SE ELEGER PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM 2015

18/11/2019 21:02 - Atualizado em 18/11/2019 21:08

Ex-deputado será investigado em mais um caso (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin determinou a abertura de um inquérito para apurar se o deputado cassado Eduardo Cunha (MDB-RJ) comprou votos de congressistas para se eleger presidente da Câmara dos Deputados, em 2015.

Na decisão, o magistrado entendeu que há indícios para a abertura da investigação. No entanto, mandou o caso para o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, por considerar a necessidade do sorteio de um novo relator, por não haver relação com a Lava Jato.

"Na hipótese dos autos, como visto, não se verifica a priori qualquer relação dos fatos confidenciados com os episódios que vitimaram a Petrobras S.A. 3. Pelo exposto, defiro, em parte, os pedidos deduzidos pelo Ministério Público Federal, determinando a reclassificação do feito como Inquérito, sob a supervisão desta Corte Suprema", ordenou o ministro.

Além de Eduardo Cunha, o inquérito envolve 18 políticos, sendo três deputados do MDB atualmente no exercício do cargo: Carlos Bezerra (MT), Mauro Lopes (MG) e José Priante (PA). Há, ainda, 14 políticos suspeitos de envolvimento que não possuem foro privilegiado.

As possíveis irregularidades na eleição foram reveladas em colaboração premiada do ex-executivo da J&F Ricardo Saud, que relatou, em 2017, nomes de deputados que teriam recebido dinheiro vivo para apoiar a eleição de Cunha para a Presidência da Câmara.

No pleito, o emedebista foi eleito com 267 votos, contra os 136 de Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Fonte: Poder 360

Comentários (0)

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.


Nome:
mensagem:
Notícias relacionadas
SENADORA CUSTOU MAIS DE R$ 140 MIL APÓS CASSAÇÃO
SENADORA CUSTOU MAIS DE R$ 140 MIL APÓS CASSAÇÃO
BOLSONARO BRINCA COM A FILHA: “É EM 2040 QUE SERÁ CANDIDATA?”
BOLSONARO BRINCA COM A FILHA: “É EM 2040 QUE SERÁ CANDIDATA?”
LULA PODE SER JULGADO EM SEIS PROCESSOS EM 2020
LULA PODE SER JULGADO EM SEIS PROCESSOS EM 2020
GOVERNO FEDERAL EXTINGUE 27,5 MIL CARGOS
GOVERNO FEDERAL EXTINGUE 27,5 MIL CARGOS