MULHER: O PIONEIRISMO DE EULÁLIA PINHEIRO

Eulália Pinheiro foi a primeira magistrada piauiense (Foto: Divulgação/TJ-PI)

Primeira mulher a ingressar na magistratura estadual piauiense. Primeira desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). Primeira presidente da Corte estadual e do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí (TRE-PI). O pioneirismo é tão presente na biografia de Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, natural do município de Amarante, que parece não pesar em seu dia a dia.

"Cargo nunca subiu à minha cabeça. Você não é (determinado cargo); você está (exercendo tal cargo). É importante tomar isso como missão. Nunca me envaideci. Sempre atuei com muita responsabilidade e com preocupação de não praticar injustiça", comenta a desembargadora Eulália Pinheiro, que é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1976) e especialista em Direito Público (1978) pela mesma instituição. 

Em 1977, prestou concurso para o cargo de Juiz de Direito no Estado do Piauí. Aprovada, tomou posse numa terça-feira, dia 25 de julho de 1978.

"No Ceará, já havia desembargadoras; eu tinha professoras que eram procuradoras, por exemplo. Então, eu não percebia essa ausência (de mulheres em cargos de destaque no Judiciário do Piauí) quando eu era estudante. Eu só soube que seria a primeira juíza do Piauí no dia da posse, quando o desembargador Eli Sobral comentou isso", recorda. 

Ela assumiu o posto de desembargadora em 2003 (Foto: Divulgação/TJ-PI)

Ao longo da carreira, Eulália atuou como juíza auxiliar na comarca de Floriano. Respondeu, como titular, pelas comarcas de Canto do Buriti, Barras, Parnaíba e Teresina pela 5ª Vara Criminal. Foi convocada, em 1994, para atuar como juíza na Câmara Especializada Criminal e na Câmara Especializada Cível do TJ-PI. Integrou ainda a Corte eleitoral no biênio 97/99.

"Tenho 41 anos de magistratura. Creio que nós, mulheres, precisamos nos sentir iguais aos homens e lutar, procurar escolher algo que gostamos e fazer bem. Eu sou satisfeita com o meu cargo. Gosto de trabalhar, gosto de estudar, gosto também das coisas de casa", dala a desembargadora, que acumulou inúmeras homenagens e condecorações, com destaque para o Colar do Mérito Judiciário, conferido pelo TJ-PI, e para a Medalha do Mérito Renascença, maior honraria concedida pelo Governo do Piauí.

"Julgar é uma responsabilidade muito grande. Não é fácil. É preciso analisar os fatos e esquecer os agentes. Mas é a profissão que eu queria. Não há diferença de vencimento em relação a homens e mulheres, não sinto diferença de tratamento por ser mulher. Não podemos nos diminuir, todos somos capazes", finaliza a magistrada, que é desembargadora desde 30 de março de 2003.

HOMENAGENS: ELAS SÃO O TJ-PI
Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o site do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) publicará uma série de perfis de magistradas e servidoras que ajudam a construir o Judiciário piauiense. A série "Elas São o TJ-PI", iniciou justamente com o perfil da desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, pioneira entre as mulheres no exercício da magistratura e na chefia do Poder Judiciário do Piauí. 

Fonte: TJ-PI

Comente aqui