ETURB GANHA NOVA ATRIBUIÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

À frente da Eturb, Levino de Jesus tem a missão de revitalizar o centro da cidade (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) sempre foi vista como um órgão pequeno dentro do estrutura administrativa municipal. Após o anúncio do novo secretariado, a dúvida se Levino de Jesus assumiria a pasta ainda pairava nos bastidores da política. A falta de expressão do órgão incomodava o vereador.

Fato é que Levino aceitou a missão e o prefeito Firmino Filho (PSDB) dá nova atribuição ao órgão: revitalizar o centro da cidade. Coincidência ou não, sob novo comando a própria Eturb é revitalizada também.

Em entrevista ao Política Dinâmica, o secretário do órgão, vereador Levino de Jesus (PRB), explicou que o projeto vem desde a administração de Sílvio Mendes, com a construção do Shopping da Cidade. A intenção é trazer uma dinâmica maior à área, em todos os turnos do dia. “O centro continua vivo, mas isso ocorre mais durante o dia, diferente de outras cidades como Fortaleza e Salvador”, destaca. A ideia é focar no comércio, cultura e lazer. Uma das propostas é tornar o centro um local “mais gastronômico”, com oferta de maior variedade culinária, explica Levino.

Empossado no último dia 2, Levino tem muito trabalho pela frente (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O secretário conta que já foram realizadas reuniões com o setor logístico e o corpo técnico está sendo montado. Uma arquiteta e dois engenheiros já foram contratados. O projeto de revitalização também envolve outros órgãos, como STRANS e SDUs.

Justificando a necessidade de ações no centro da capital, o secretário citou o caso do desabamento de parte da estrutura de uma casa na Rua Areolino de Abreu. O secretário considera problemática a situação dos imóveis naquela área. Ele destaca, ainda que poucos estão em bom estado de conservação, a exemplo do Palácio da Cidade. E reclamou da perda da identidade histórica da área: “em Teresina temos casarões abandonados, perdendo história. Vão desabando ou sendo substituídos para construir estacionamentos”, declara Levino.

LEIA TAMBÉM:
Levino ganha a Eturb, mas sem os asfaltamentos
Mais visibilidade

Comente aqui