NOVO DESTINO PRO VELHO DINHEIRO

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Em entrevista coletiva, o governador Wellington Dias, do PT, falou a jornalistas do Piauí sobre recursos de antigos empréstimos não executados que o Governo irá utilizar ainda este ano de 2015. Não há, até o momento, uma lista definida das obras e investimentos que serão realizados com esse dinheiro, mas segundo o governador Wellington Dias, do PT, 320 milhões de dólares prestes a serem "recapitaniados" serão utilizados, prioritariamente, em infraestrutura, saúde, educação e segurança.

Wellington Dias assegurou que recursos devem chegar e ser utilizados ainda em 2015 (foto: Marcos Melo / PoliticaDinamica.com)

O dinheiro é aquele mesmo negociado pelo ex-governador Wilson Martins (PSB) em 2013, e que incluía, ainda, investimentos em desenvolvimento rural e regularização fundiária.“Nesse caso é um empréstimo que já estava em andamento, que tinha sido paralisado por conta de uma decisão do Ministério da Fazenda. Agora com a posição do ministro, eu acho que ele vai prosseguir e aprovar. Faltava a autorização do ministro. Agora, com esse sinal verde, acreditamos que tudo vai melhorar”, explicou Wellington, enquanto pontuava a boa vontade do Governo Federal em ajudar os Estados do Nordeste, após encontro de governadores ocorrido na última semana em Natal (RN).

O Governo Estadual, segundo W.Dias, se articula para que esse dinheiro chegue ao Piauí o quanto antes, e possa aliviar as contas do Estado além permitir o mínimo de investimentos necessários em 2015. “Nós já tivemos a aprovação de um projeto que no ano passado já vinha em andamento no valor de 320 milhões de dólares. Esse recurso nós estamos priorizando, além da infraestrutura, educação, saúde e segurança. A ideia é ter [nestes setores] uma estrutura moderna, voltada para a qualidade de vida no Piauí”, afirma o governador. De acordo com o governador, o recurso do empréstimo não foi liberado na gestão passada por conta de "entraves" junto ao Ministério da Fazenda. 

Comente aqui