Estado continua em situação limite

Foto: Jailson Soares/Política Dinâmica

por Maura Vitória e Viviane Menegazzo

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, apresentou relatório sobre a situação financeira do Estado hoje (09) na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Segundo o secretário, os demonstrativos apontam para o cumprimento das metas fiscais, determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e uma redução de despesas nos primeiros quatro meses do ano.

Apesar disso, Rafael Fonteles afirma que ainda existe uma preocupação com a previsão de queda da receita para esse segundo semestre de 2015. Para o secretário, os dois gargalos do Governo ainda são a Previdência e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que registrou uma perda. “Perdemos por ano, cerca de R$ 600 milhões com o Fundeb”, afirma o gestor.

De acordo com os dados apresentados pelo secretário, neste primeiro quadrimestre o Estado atingiu 54,35% de despesa com pessoal, sendo que o limite prudencial é de 57% e o limite legal estabelecido pela LRF é de 60%. Em relação à despesa com pessoal, específica do Poder Executivo, os números do primeiro quadrimestre de 2015 mostram 44,59%, enquanto o limite prudencial é de 46,55%. “O que vai salvar o Estado são as operações de crédito e os convênios”, ressaltou Rafael Fonteles.

O secretário afirmou também que os débitos da gestão anterior vigoraram como um peso nas finanças do Estado. Segundo o secretário, dos 329 milhões que ficaram por pagar da gestão passada, foram pagos 132 milhões e sem previsão para o pagamento do restante, já que isso só será possível quando houver dinheiro em caixa.

O deputado estadual João Madson diz que apesar de ser da oposição, todos estão a disposição para dialogar e buscar uma saída para que o governo possa está pagando os salários e também estar investido na infraestrutura do estado. “Eu já sabia da situação, só não sabia que era tão difícil assim, mas é uma crise nacional e todos tem que está juntos para buscar uma saída para o estado. Temos que buscar o melhor para o Piauí”, finalizou.

Comente aqui